Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C
20° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 28° C
19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 30° C

Joana Emídio ganha prémio no concurso “Rainha das Vindimas de Portugal”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Pinhel, Cidade do Vinho 2020-2022, foi palco da eleição do concurso “Rainha das Vindimas de Portugal 2022”, iniciativa promovida pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação das Rotas de Vinho de Portugal, tendo Joana Emídio, em representação do Cadaval, ganho o prémio de “A Mais Popular Online”.
Joana Emídio representou o Cadaval

Pinhel, Cidade do Vinho 2020-2022, foi palco da eleição do concurso “Rainha das Vindimas de Portugal 2022”, iniciativa promovida pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação das Rotas de Vinho de Portugal, tendo Joana Emídio, em representação do Cadaval, ganho o prémio de “A Mais Popular Online”.

A candidata tinha sido 1ª dama de honor em 2019 no concurso Miss Adiafas, no Cadaval. Em consequência da pandemia Covid-19, foi a representante do Cadaval, em virtude de não se ter realizado o concurso em 2020 e 2021 e da Miss Adiafas 2019 já ter representado o Município no concurso nacional em 2020. Joana Emídio teve o apoio do Município e da Adega Cooperativa da Vermelha, no conhecimento sobre a temática do vinho, do enoturismo e do mundo rural.

A grande vencedora foi a candidata Luciana Menezes, de Ponte de Lima, que conquistou o título de Rainha das Vindimas 2022.

A 1ª dama de honor foi Beatriz Correia, do Município de Azambuja e a 2ª dama de honor Filipa Costa, do Município de Arcos de Valdevez.

O prémio Simpatia foi ganho por Beatriz Correia, do Município de Azambuja, e o Prémio Fotogenia po Tatiana Ramos, do Município de Torres Vedras.

A concurso estiveram 17 candidatas, em representação dos municípios de Arcos de Valdevez, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cartaxo, Lagoa, Lamego, Palmela, Peso da Régua, Pinhel, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Rio Maior, Santarém, Tábua, Torres Vedras e Viana do Castelo.

As candidatas fizeram dois desfiles: o primeiro em traje regional e o segundo em vestido de noite. Além disso, as concorrentes tiveram oportunidade de se dirigir ao público para apresentarem o seu concelho e a importância da vinha e do vinho para as suas localidades.

Ao longo de 14 anos, a AMPV, afastando-se do modelo dos concursos de beleza, ou de eleição de ‘misses’, criou um concurso com um ‘estatuto’ próprio e diferenciado, através de um conjunto de provas cujo objetivo é “sensibilizar, sobretudo a juventude, para o mundo rural”.

A apresentação de produtos alimentares regionais, uma entrevista com o júri e um ‘convite enoturístico’ para visita ao território que representam, são provas pontuadas pelo júri.

Nesta edição de 2022 a organização decidiu promover, pela primeira vez, o prémio ‘A Mais Popular Online. Entre as 00h de 9 de setembro e as 24h de 16 de setembro estiveram online pequenos vídeos nos quais cada candidata fazia a auto apresentação, recolhendo votos.

Joana Emídio recebe assim o ‘Prémio Grutas de Mira de Aire/Casa Ermelinda Freitas’: Um fim-de-semana para duas pessoas nas Casas da Gruta, uma refeição para duas pessoas no Restaurante das Grutas e visita para duas pessoas às Grutas de Mira de Aire, com passagem pela Cave do ‘Vinho das Grutas’, e ainda oferta de garrafas de ‘Vinho das Grutas’ (no valor comercial de 100 euros). Trata-se de um vinho Tinto Reserva 2015 da Casa Ermelinda Freitas, envelhecido durante cinco anos numa das galerias das Grutas de Mira de Aire, eleitas em 2010 uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

A candidata do Cadaval desfilou com um traje cedido pela AMAC – Associação de Municípios e Alenquer e Cadaval e com vestido de noite desenhado e confecionado pela loja Marymada (vila do Cadaval), sob patrocínio do município cadavalense.

Para a prova de partilha de sabores, em que as candidatas tiveram de apresentar três produtos do concelho (um doce, um salgado e um vinho), sendo avaliadas pela sua capacidade de promoção e valorização dos mesmos, Joana Emídio apresentou o Pão de Ló da Ti Piedade, o Queijo de Vaca Amanteigado dos Lacticínios do Montejunto e Vinho Branco Leve Selecionado Mundus.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival das Adiafas nos Vidais

Música, gastronomia, fogo de artifício, showcooking, demonstrações de alfaias e equipamentos agrícolas no terreno, palestras sobre agricultura, artesanato, aula de zumba, missa campal, bênção de colheitas, passeio de tratores e bênção dos mesmos, fizeram parte da primeira edição do Festival das Adiafas Vidais'2022, um novo evento nesta localidade do concelho das Caldas da Rainha.

vidais3

Aplicação de produtos fitofarmacêuticos

O Município do Bombarral informou que até ao dia 12 de outubro irão ser aplicados produtos fitofarmacêuticos nas áreas recentemente desmatadas junto à via férrea da Linha do Oeste. Esta ação é desenvolvida no âmbito do contrato entre o Consórcio Somafel/Floresta Bem Cuidada e a Infraestruturas de Portugal, designado por “Realização da atividade de controlo de vegetação (dos 2 aos 10 metros) e desmatação no edificado na Rede Ferroviária Nacional”.

Festival Eutopia animou resort de golfe

“Foi um fim de semana mágico, no Bom Sucesso Resort, em Óbidos, onde o campo de golfe se transformou em espaço de intervenção artística e onde as zonas comuns foram espaço de encontro para conversas, concertos, oficinas, performances, exposições e outras coisas que (ainda) não têm nome, de tão inovadoras”, declarou Celeste Afonso, diretora executiva da Bridges In Culture, empresa promotora do Festival Eutopia no golfe do Bom Sucesso Resort, nos dias 1 e 2 de outubro.

eutopias