A associação mutualista caldense Montepio Rainha D. Leonor passou a integrar os órgãos sociais da Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC).
O cargo de vogal da mesa da assembleia geral será assumido em representação por Paulo Ribeiro, membro do conselho de administração do Montepio.
Da ANCC fazem parte diversas organizações, refletindo assim as diferentes formas jurídicas dos prestadores da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI): Instituições particulares de solidariedade social, cooperativas, mutualidades, associações, fundações e entidades privadas com fins lucrativos.
Criada em 2006, os objetivos da RNCCI passam pela prestação de cuidados de saúde e de apoio social de forma continuada e integrada a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência. Os cuidados continuados integrados estão centrados na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra.
A Unidade de Convalescença do Montepio, a funcionar desde 2008, dispõe de doze camas protocoladas com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e está localizada no 2º piso da Casa de Saúde.
A ANCC, que tem centrado a sua ação no problema do sub-financiamento das Unidades de Cuidados Continuados, situação que tem levado ao encerramento de diversas unidades por todo o país, está neste momento a promover um estudo de âmbito nacional, realizado pela Faculdade de Economia do Porto, de forma a aferir o custo médio diário por cada utente, que servirá de suporte ao reivindicado.
0 Comentários