A Biblioteca da Nazaré prepara-se para dar início à quadragésima sétima edição da Feira do Livro no concelho, que irá decorrer entre 22 de julho e 15 de agosto no Centro Cultural da Nazaré.
“A Porta Aberta da Imaginação” é o tema desta edição da Feira do Livro. A iniciativa representa exatamente um espaço aberto, completamente acessível a toda a população, a todas as gerações, na qual a entrada é livre.
Este é um acontecimento anual que é promovido desde a Revolução dos Cravos, tendo a primeira edição sido inaugurada em 1974 após o 25 de Abril e contou com a presença de José Mário Branco.
Após 48 anos de democracia e 47 anos de feiras do livro na Nazaré, pela feira passaram nomes de destaque nacional, como Manuel da Fonseca, Pedro Rosa Mendes, Hélia Correia, João de Melo, António Tavares, Ana Maria Magalhães, Jaime Rocha, Valter Hugo Mãe, Isabel Alçada, José Luís Peixoto, Isabel Ricardo, Mário Galego, entre muitos outros autores e autoras.
Nesta edição é apresentada perto de uma centena de editoras, portanto, milhares de livros vão estar ao dispor da comunidade. Serão homenageados os 50 anos da obra “Novas Cartas Portuguesas”, textos de denúncia e protesto contra o regime ditatorial do Estado Novo e também um marco na literatura feminista, das escritoras Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa, Maria Teresa Horta, as 3 Marias, como ficaram conhecidas.
Destaca-se também a homenagem a outro símbolo da resistência anti-fascista portuguesa: o cantautor de intervenção Adriano Correia de Oliveira, que faria em 2022, 80 anos, autor que celebrizou alguns dos mais icónicos poemas portugueses da época, como a “Trova do Vento que Passa” (1963), de Manuel Alegre (e música de António Portugal).
Haverá desde música a várias apresentações de livros, conversas e sessões de autógrafos com autores e autoras, exposições de pintura e ilustração, e workshops.
0 Comentários