Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
15° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
15° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 27° C

“Celebrar o passado para construir o futuro” na Raul Proença

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP) está a comemorar os 50 anos do Liceu, 40 anos da Escola Raul Proença e 10 anos de agrupamento. Na sessão solene que decorreu no passado dia 4, no CCC, uma das iniciativas que assinalou o aniversário, o diretor, João Silva, destacou o “poder transformacional da escola” e a capacidade de influenciar positivamente o progresso e o desenvolvimento”.

O Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP) está a comemorar os 50 anos do Liceu, 40 anos da Escola Raul Proença e 10 anos de agrupamento. Na sessão solene que decorreu no passado dia 4, no CCC, uma das iniciativas que assinalou o aniversário, o diretor, João Silva, destacou o “poder transformacional da escola” e a capacidade de influenciar positivamente o progresso e o desenvolvimento”.

O AERP é composto por onze escolas, cerca de 2700 alunos, 260 professores, três psicólogos, uma centena de assistentes operacionais e treze elementos da secretaria.

“Hoje somos um agrupamento com identidade própria e quando falamos da Raul Proença, somos reconhecidos na cidade, região e no país”, sublinhou o diretor adiantando que “o prestígio se deve a toda uma equipa que constrói uma escola e, neste caso, um agrupamento”.

“Ninguém é indispensável, mas também ninguém é dispensável, precisamos de todos”, salientou João Silva.

O responsável recordou que começaram na década de 1970 com uma escola que funcionava nos Pavilhões do Parque D. Carlos I. A transferência para as atuais instalações ocorre em agosto de 1982. A 10 de maio de 1984, correspondendo ao desejo do seu corpo docente e da Câmara Municipal junto do Ministério da Educação, passou a ser denominada “Escola Secundária de Raul Proença”, assinalando o 1.º centenário do nascimento do seu patrono, nascido nas Caldas e com reconhecida intervenção nas vertentes política, filosófica, literária e do pensamento pedagógico.

“O AERP é o fiel depositário de 50 anos de história”, sublinhou o responsável referindo, que caminham juntos para um projeto educativo de “excelência”, sem esquecer a importância de realizar “os sonhos de cada um, contrariando o ensino de massas”.

“Durante tempos a escola preocupava-se com o ensinar, depois passámos para o paradigma do aprender e agora estamos muito na questão dos afetos”, adiantou.

“Estamos a celebrar o passado para construir o futuro”, referiu o dirigente, abordando os desafios que se colocam à escola. “Temos um ensino de qualidade e exigente, mas a palavra chave é a empatia”, contou.

“Eleger a excelência como meta implica a criação de um ambiente potenciador da aprendizagem e do desenvolvimento de competências (interligando conhecimentos, capacidades e atitudes)”, disse.

Revelou que estão a construir o futuro, “abrindo a escola ao mundo”, através do “Erasmus, projeto eTwinning (redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias), do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), evento Happening, Cantar em Alemão, núcleos, dos clubes, desporto escolar e nos dias diferentes”.

Para o diretor, há a necessidade de “obras para conseguir instalações mais modernas, nomeadamente na Escola Secundária Raul Proença”, cujo projeto de reabilitação está a ser feito em conjunto com a autarquia. “A escola tem tido pequenos melhoramentos, mas precisa de uma grande requalificação”, acrescentou.

João Silva terminou a sua intervenção com uma frase do patrono da escola: “Não se pode proibir de pensar livremente porque está na natureza humana ser livre no conceber e no realizar”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

40% dos jovens do Oeste acreditam que os rapazes têm mais oportunidades de carreira do que as raparigas

“Estudo aponta que 40% dos jovens dos 12 municípios da região Oeste acreditam que os rapazes têm mais e melhores oportunidades de carreira do que as raparigas”. Palavras de Susana Lopes, Managing Partner SHL Portugal, que divulgou os resultados do projeto Oeste + Igual lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) com o intuito de implementar políticas locais e regionais da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

foto estudo