Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C
15° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 28° C
14° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 30° C

Latitudes, evento de literatura e viajantes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorre de 21 a 24 de abril a quarta edição do evento “Latitudes – Literatura e Viajantes”. Depois de duas edições de interregno devido à pandemia, está de volta e cheio de novidades.
Evento literário, dedicado às viagens e aos viajantes

Decorre de 21 a 24 de abril a quarta edição do evento “Latitudes – Literatura e Viajantes”. Depois de duas edições de interregno devido à pandemia, está de volta e cheio de novidades.

É um evento literário, dedicado às viagens e aos viajantes. Segundo Margarida Reis, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Óbidos, “o Festival Latitudes surge inserido na programação da Óbidos Vila Literária, resultante do empenho da autarquia e de vários parceiros”. “Durante quatro dias, Óbidos transforma-se numa festa consagrada à literatura”, sublinha a autarca.

Haverá lançamentos de livros, exposições, oficinas, workshops, música, dança e conversas, um encontro especial com a gastronomia e o vinho, para além da exposição Sketch Tour Portugal PT Reload, organizada pelo Turismo de Portugal e que vai contar com a presença da secretária de Estado do Turismo.

Aproveitando esta ocasião, Óbidos vai inaugurar uma segunda residência literária – “Residência Ruy Belo”.

A realização da “Oficina Literária de Leitura e Desenho”, numa intervenção performativa de leitura em voz alta, envolverá vários públicos, na concepção de conteúdos e registos artísticos literários em áudio e desenho para posterior exposição.

A “Caminhada Literária” irá percorrer a epigrafia existente na vila: as inscrições da época medieval, passando pela religião, pela descrição de propriedade, em locais “desconhecidos” e inusitados, levando à descoberta de inscrições que encerram em si literatura, história, estórias e viagens pelos longos séculos de Óbidos.

A “Gastronomia Literária“ e o “Jantar Literário – Saramago”, são também uma novidade. Para além da confraternização serão acompanhados com momentos de animação do livro e da leitura, havendo uma ementa alusiva às obras de José Saramago e degustação de vinhos e queijos portugueses e franceses, num ambiente informal. Também os restaurantes do concelho estão convidados a participar com ementas literárias, durante estes quatro dias.

O Latitudes é organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, em parceria com a Óbidos Criativa, a Ler Devagar e a Associação Óbidos Vila Literária.

Todas as atividades incluídas no programa Latitudes 2022 são gratuitas, à exceção das propostas gastronómicas e de algumas oficinas ou workshops.

Tertúlia à volta dos livros

Quais as motivações para conhecer e visitar um destino literário? Como criar experiências de viagens literárias? Estas questões, a par de um fragmento de obra d´O Livro do Desassossego, da autoria do semi-heterónimo Bernardo Soares – personagem criada por Fernando Pessoa – serão o ponto de partida para a tertúlia “Turismo literário enquanto produto turístico – Tertúlia à volta dos livros”, no dia 21 de abril, às 15h, no bar do Josefa d´Óbidos Hotel.

Terá a moderação de Lídia Monteiro, diretora coordenadora do Turismo de Portugal, a participação de Fabrizio Boscaglia, investigador de Fernando Pessoa, especialista e consultor em turismo literário e professor na Universidade Lusófona, e de Madalena Rodrigues, da equipa de marketing e comunicação do Josefa d´Óbidos Hotel. A vereadora Margarida Reis presidirá à abertura e, ao longo da tertúlia, o ceramista escultor Carlos Oliveira executará, em tempo real, uma peça de arte em barro alusiva ao tema, e a Oppidum Ginja de Óbidos e o projeto turístico Gente Gira Bebe Ginja promoverão instantes de mixologia e de bar show.

O evento é de acesso livre mas, em virtude da limitação de lugares disponíveis, a presença decorre de inscrição prévia e obrigatória, através de geral@josefadobidoshotel.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL), organizadora dos Red Bull Big Wave Awards.

onda

Câmara frigorífica convertida em galeria de arte

O Cadaval vai ser palco do inédito evento “Arte no Frio”, iniciativa de Jaime Rodrigues com a colaboração do Município do Cadaval, que consiste num ciclo de exposições de artesanato inusitadamente montadas no interior de uma câmara frigorífica.

frigorifica