Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
14° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 25° C
15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 26° C

Latitudes, evento de literatura e viajantes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorre de 21 a 24 de abril a quarta edição do evento “Latitudes – Literatura e Viajantes”. Depois de duas edições de interregno devido à pandemia, está de volta e cheio de novidades.
Evento literário, dedicado às viagens e aos viajantes

Decorre de 21 a 24 de abril a quarta edição do evento “Latitudes – Literatura e Viajantes”. Depois de duas edições de interregno devido à pandemia, está de volta e cheio de novidades.

É um evento literário, dedicado às viagens e aos viajantes. Segundo Margarida Reis, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Óbidos, “o Festival Latitudes surge inserido na programação da Óbidos Vila Literária, resultante do empenho da autarquia e de vários parceiros”. “Durante quatro dias, Óbidos transforma-se numa festa consagrada à literatura”, sublinha a autarca.

Haverá lançamentos de livros, exposições, oficinas, workshops, música, dança e conversas, um encontro especial com a gastronomia e o vinho, para além da exposição Sketch Tour Portugal PT Reload, organizada pelo Turismo de Portugal e que vai contar com a presença da secretária de Estado do Turismo.

Aproveitando esta ocasião, Óbidos vai inaugurar uma segunda residência literária – “Residência Ruy Belo”.

A realização da “Oficina Literária de Leitura e Desenho”, numa intervenção performativa de leitura em voz alta, envolverá vários públicos, na concepção de conteúdos e registos artísticos literários em áudio e desenho para posterior exposição.

A “Caminhada Literária” irá percorrer a epigrafia existente na vila: as inscrições da época medieval, passando pela religião, pela descrição de propriedade, em locais “desconhecidos” e inusitados, levando à descoberta de inscrições que encerram em si literatura, história, estórias e viagens pelos longos séculos de Óbidos.

A “Gastronomia Literária“ e o “Jantar Literário – Saramago”, são também uma novidade. Para além da confraternização serão acompanhados com momentos de animação do livro e da leitura, havendo uma ementa alusiva às obras de José Saramago e degustação de vinhos e queijos portugueses e franceses, num ambiente informal. Também os restaurantes do concelho estão convidados a participar com ementas literárias, durante estes quatro dias.

O Latitudes é organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, em parceria com a Óbidos Criativa, a Ler Devagar e a Associação Óbidos Vila Literária.

Todas as atividades incluídas no programa Latitudes 2022 são gratuitas, à exceção das propostas gastronómicas e de algumas oficinas ou workshops.

Tertúlia à volta dos livros

Quais as motivações para conhecer e visitar um destino literário? Como criar experiências de viagens literárias? Estas questões, a par de um fragmento de obra d´O Livro do Desassossego, da autoria do semi-heterónimo Bernardo Soares – personagem criada por Fernando Pessoa – serão o ponto de partida para a tertúlia “Turismo literário enquanto produto turístico – Tertúlia à volta dos livros”, no dia 21 de abril, às 15h, no bar do Josefa d´Óbidos Hotel.

Terá a moderação de Lídia Monteiro, diretora coordenadora do Turismo de Portugal, a participação de Fabrizio Boscaglia, investigador de Fernando Pessoa, especialista e consultor em turismo literário e professor na Universidade Lusófona, e de Madalena Rodrigues, da equipa de marketing e comunicação do Josefa d´Óbidos Hotel. A vereadora Margarida Reis presidirá à abertura e, ao longo da tertúlia, o ceramista escultor Carlos Oliveira executará, em tempo real, uma peça de arte em barro alusiva ao tema, e a Oppidum Ginja de Óbidos e o projeto turístico Gente Gira Bebe Ginja promoverão instantes de mixologia e de bar show.

O evento é de acesso livre mas, em virtude da limitação de lugares disponíveis, a presença decorre de inscrição prévia e obrigatória, através de geral@josefadobidoshotel.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa

Apresentado livro “Doce Viagem”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

doce