Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Latitudes, evento de literatura e viajantes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorre de 21 a 24 de abril a quarta edição do evento “Latitudes – Literatura e Viajantes”. Depois de duas edições de interregno devido à pandemia, está de volta e cheio de novidades.
Evento literário, dedicado às viagens e aos viajantes

Decorre de 21 a 24 de abril a quarta edição do evento “Latitudes – Literatura e Viajantes”. Depois de duas edições de interregno devido à pandemia, está de volta e cheio de novidades.

É um evento literário, dedicado às viagens e aos viajantes. Segundo Margarida Reis, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Óbidos, “o Festival Latitudes surge inserido na programação da Óbidos Vila Literária, resultante do empenho da autarquia e de vários parceiros”. “Durante quatro dias, Óbidos transforma-se numa festa consagrada à literatura”, sublinha a autarca.

Haverá lançamentos de livros, exposições, oficinas, workshops, música, dança e conversas, um encontro especial com a gastronomia e o vinho, para além da exposição Sketch Tour Portugal PT Reload, organizada pelo Turismo de Portugal e que vai contar com a presença da secretária de Estado do Turismo.

Aproveitando esta ocasião, Óbidos vai inaugurar uma segunda residência literária – “Residência Ruy Belo”.

A realização da “Oficina Literária de Leitura e Desenho”, numa intervenção performativa de leitura em voz alta, envolverá vários públicos, na concepção de conteúdos e registos artísticos literários em áudio e desenho para posterior exposição.

A “Caminhada Literária” irá percorrer a epigrafia existente na vila: as inscrições da época medieval, passando pela religião, pela descrição de propriedade, em locais “desconhecidos” e inusitados, levando à descoberta de inscrições que encerram em si literatura, história, estórias e viagens pelos longos séculos de Óbidos.

A “Gastronomia Literária“ e o “Jantar Literário – Saramago”, são também uma novidade. Para além da confraternização serão acompanhados com momentos de animação do livro e da leitura, havendo uma ementa alusiva às obras de José Saramago e degustação de vinhos e queijos portugueses e franceses, num ambiente informal. Também os restaurantes do concelho estão convidados a participar com ementas literárias, durante estes quatro dias.

O Latitudes é organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, em parceria com a Óbidos Criativa, a Ler Devagar e a Associação Óbidos Vila Literária.

Todas as atividades incluídas no programa Latitudes 2022 são gratuitas, à exceção das propostas gastronómicas e de algumas oficinas ou workshops.

Tertúlia à volta dos livros

Quais as motivações para conhecer e visitar um destino literário? Como criar experiências de viagens literárias? Estas questões, a par de um fragmento de obra d´O Livro do Desassossego, da autoria do semi-heterónimo Bernardo Soares – personagem criada por Fernando Pessoa – serão o ponto de partida para a tertúlia “Turismo literário enquanto produto turístico – Tertúlia à volta dos livros”, no dia 21 de abril, às 15h, no bar do Josefa d´Óbidos Hotel.

Terá a moderação de Lídia Monteiro, diretora coordenadora do Turismo de Portugal, a participação de Fabrizio Boscaglia, investigador de Fernando Pessoa, especialista e consultor em turismo literário e professor na Universidade Lusófona, e de Madalena Rodrigues, da equipa de marketing e comunicação do Josefa d´Óbidos Hotel. A vereadora Margarida Reis presidirá à abertura e, ao longo da tertúlia, o ceramista escultor Carlos Oliveira executará, em tempo real, uma peça de arte em barro alusiva ao tema, e a Oppidum Ginja de Óbidos e o projeto turístico Gente Gira Bebe Ginja promoverão instantes de mixologia e de bar show.

O evento é de acesso livre mas, em virtude da limitação de lugares disponíveis, a presença decorre de inscrição prévia e obrigatória, através de geral@josefadobidoshotel.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1