“Museu com M de Mulher” foi a rúbrica de programação que os Museus da Cerâmica e José Malhoa, nas Caldas da Rainha, estrearam a 8 de março, no âmbito do Dia Internacional da Mulher. Esta programação tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre algumas das temáticas mais atuais da sociedade nos museus tutelados pela Direção Regional de Cultura do Centro.
A semana do Dia Internacional da Mulher foi assinalada com a gratuitidade de entradas para todas as meninas e mulheres nestes espaços museológicos.
A 24 de março, pelas 16h, o Museu José Malhoa é palco da “Roda de Memória”, com a participação da museóloga Conceição Colaço. O projeto acontecerá mensalmente e é um espaço de conversa entre os visitantes. Aqui serão partilhadas experiências e memórias ativadas a partir de um objeto do acervo do Museu José Malhoa, numa viagem guiada por um convidado especial.
Nesta primeira edição, em alusão ao “Dia Internacional da Mulher”, Conceição Colaço convidará os visitantes a refletirem sobre o “Retrato da Menina Laura Sauvinet”, obra realizada por José Malhoa, em 1888, onde é possível visualizar a utilização de modelos “vivos”. A atividade é gratuita e não requer inscrições.
A 27 de março, o Museu José Malhoa estreia a “Visita Percurso”, às 10h. Esta atividade consiste numa série de visitas a espaços culturais das Caldas da Rainha, abordando temas específicos, através das obras escolhidas especialmente para cada momento. Abordará peças dos acervos do Museu José Malhoa, do Museu da Cerâmica e do Centro de Artes. Nesta visita os participantes poderão explorar a forma como as mulheres são representadas na produção artística e quem são as mulheres dos acervos destas instituições, bem como a importância atual deste tema. A participação é gratuita, mas carece de inscrição através do telefone 262831984.
0 Comentários