“Creative Student” é o nome do projeto ERASMUS+ que engloba as turmas do 9º ano da Escola 2,3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, com o objetivo de trabalhar áreas ligadas às comunidades locais, como conhecer instituições, identificar problemas em determinadas áreas, entrevistar pessoas de algumas profissões e propor ideias para resolver situações nos contextos locais.
Este projeto iniciou-se em 2019 e devido à pandemia teve um prolongamento de mais um ano, estando previsto terminar este ano letivo.
Um encontro online tinha decorrido em junho de 2020 e a primeira mobilidade física realizou-se agora, entre os dias 14 e 18 de março, em Peniche, com a participação de alunos e professores dos países parceiros: Bulgária, Grécia, Polónia, Portugal e Roménia.
Foi feita a apresentação de alguns trabalhos realizados, como entrevistas a determinadas profissões, e apresentaram uma invenção para um problema identificado na área da deficiência em cada contexto local.
Durante a semana tiveram oportunidade de se conhecerem melhor através de dinâmicas de grupo, assim como dos momentos informais e fora das atividades.
Para além de conhecerem Peniche, visitaram o Centro Cetemares, do Instituto Politécnico de Leiria, e o Porto de Peniche, gerido pela Docapesca, dois polos muito importantes na cidade.
Desenvolveu-se uma atividade ambiental com a Ocean Patrol, que explicou o impacto do lixo no ecossistema e no dia-a-dia e, tiveram oportunidade de pôr em prática a sua criatividade através de um workshop de reciclagem. Durante uma manhã, com a Ocean Patrol, fizeram uma limpeza de praia e recolheram 32 quilos de lixo.
A próxima mobilidade será em Karditsa, na Grécia, no mês de abril.
0 Comentários