Q

Previsão do tempo

18° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C

Mobilização da Greve Climática antes do natal

Redação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Ativistas da Greve Climática das Caldas da Rainha mobilizam-se dia 22 de dezembro, às 11h30, no centro comercial La Vie, para a ação “Este Natal exigimos!”.

Ativistas da Greve Climática das Caldas da Rainha mobilizam-se dia 22 de dezembro, às 11h30, no centro comercial La Vie, para a ação “Este Natal exigimos!”.

“Sabemos que, em relação à questão da justiça climática, falta tudo por fazer. A Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26) e o Glasgow Pact deixam muito a desejar, apesar de se terem celebrado (simbólicas) vitórias”, sustentam.

“As promessas feitas na COP, além de serem insuficientes não têm compromissos legais, dando aos governos permissão para agir ou não em conformidade com os mesmos”, dizem no manifesto da ação.

Referem um conjunto de reivindicações nos setores dos transportes e da mobilidade, da energia, da agricultura e florestas e da igualdade social, e prometem continuar a sair às ruas “até que a justiça climática seja uma realidade”.

“Na região Oeste sentimos já a injustiça climática. Não temos políticas de mobilidade funcional, praticamos regimes de agricultura intensiva com pouca ou nenhuma proteção laboral para os trabalhadores e a educação sobre a crise climática nas escolas é ainda residual”, apontam.

De acordo com os ativistas, exigem “uma linha do Oeste que preste – não aceitamos os projetos ferroviários que se arrastam ao longo do tempo, tal como mais transportes públicos no distrito de Leiria. Também queremos maior controlo público sobre os transportes, melhores horários que sirvam efetivamente a população”.

“Acabar com a pobreza energética”, com programas de reabilitação energética nas habitações, preferenciando a habitação social, “cancelar quaisquer projetos que contribuam para um garantido aumento da emissão de gases com efeito de estufa”, promover a agricultura familiar não intensiva, criando uma bolsa de equipamentos necessários que poderão ser alugados, assim como formação em modelos de agricultura sustentável, acabar com a plantação intensiva do eucalipto e promover as florestas autóctones, são algumas das medidas defendidas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Incêndios na União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto

Um incêndio no passado dia 24, na Rua Carlos Isidoro, junto aos antigos aviários, em Casal Vau, nas Caldas da Rainha, consumiu cerca de quatrocentos metros quadrados de área, revelou a União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto.

incendio 1

Encontro ibérico de scooters Vespa

Passados três anos está de regresso o Iberovespa, um encontro ibérico de amantes de scooters Vespa, naquela que será a sua 23ª edição, e que decorrerá nos dias 23, 24 e 25 de junho, na vila do Bombarral.

Protocolo com associação cultural

O Município das Caldas da Rainha realiza a cerimónia de assinatura do protocolo com a Associação Cultural e de Novas Iniciativas (ACNI) no dia 1 de junho, pelas 15h00, no auditório do edifício dos Paços do Concelho.