Tamago Team é o nome da equipa, constituída na sua maioria por estudantes do Politécnico de Leiria, que participou numa prova internacional desportiva de resistência automóvel de 24 horas Experience, no circuito de Ascari em Ronda, em Espanha, conseguindo alcançar o sexto lugar na tabela de classificação final e conquistar o prémio da Melhor Decoração, que permite o destaque exclusivo do carro no cartaz do próximo evento da organização.
Do Politécnico de Leiria pertencem Diogo Vieira e Francisco Peres, estudantes da licenciatura em Engenharia Automóvel na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), e Melinda Ramani, estudante do mestrado de Design de Produto da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) e bolseira de investigação no Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP). A completar a equipa, encontra-se Stéphane Abrantes e Vânia Serralheiro, fotógrafos profissionais de renome internacional no setor da competição automóvel.
“Em 2018, numa conversa de café entre amigos, surgiu a ideia de criar um automóvel de raiz e participar numa prova de 24 horas, depois de ver o cartaz do evento. Os membros da nossa equipa não tinham grande experiência prévia em corridas profissionais, mas sendo um grupo polivalente, tudo fluiu de forma orgânica. Começámos a construir o carro em 2019, depois de conseguirmos comprar um Honda EG de 1994 muito danificado, mas que cumpria os requisitos da iniciativa”, explicou Melinda Ramani, porta-voz da equipa.
“O projeto contou com o apoio de mais de 40 patrocinadores, sendo a maioria de empresas da região de Leiria. Alguns patrocinadores deram apoio monetário, outros ofereceram serviços ou peças, e outros apoiaram a Tamago Team com assistência durante a realização do projeto”, salientou. “O nosso carro, um Honda Civic de 1994, obteve um desempenho melhor do que o esperado, sem nenhum problema mecânico ao longo de toda a prova, e foi o centro das atenções, com a publicidade a várias empresas a decorá-lo e a promover a indústria da região”, adiantou.
O conceito da prova 24h Experience, organizada pela 8000vueltas, consiste na utilização de automóveis anteriores a 1994 e na aplicação de modificações mais centradas na segurança do que na performance, e com o objetivo de ter o automóvel a rodar as 24 horas, com o mínimo de problemas técnicos possível.
Na edição deste ano participaram 24 equipas, entre as quais três eram portuguesas. “Fomos a única equipa em parceria com uma instituição de ensino, e a mais jovem e com menor experiência da competição”, referiu Melinda Ramani, confessando que “superámos as nossas próprias expetativas, que eram baixas”.
0 Comentários