Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
Escaparate

Reabilitação urbana

Rui Calisto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Leio, nos jornais caldenses, que a Câmara local pretende requalificar os imóveis em mau estado, através do “Regulamento Municipal da Reabilitação e de Apoio ao Arrendamento”, recentemente aprovado. Pois bem, uma excelente medida, porém, com décadas de atraso.

Desde os anos 80, do século XX, que a região central das Caldas da Rainha vem sendo alvo de desmanche. Inúmeros foram os edifícios, e casas, com acentuado “peso arquitetónico” que foram derrubados, outros deixados ao abandono, com o propósito de se tornarem apetecíveis para os inúmeros construtores do concelho.

O burgo poderia ter-se expandido (como, aliás, vem acontecendo) em direção aos seus limites (mantendo determinadas áreas verdes e o respeito pela biodiversidade), sem agredir o seu núcleo histórico. Basta olharmos para a praça da República e para determinadas ruas, para compreendermos os erros que foram cometidos.

Neste momento, como existe um grito popular a favor da recuperação dos edifícios que narram a gesta arquitetónica caldense, como efeito dominó, surge uma acentuada preocupação em salvá-los.

Com o passar dos anos, se subsistisse, de facto, algum interesse em recuperar os imóveis devolutos, estariam, desde tempos imemoriais, em cima da mesa de todos os gabinetes camarários, inúmeros projetos e planos concertados (e rapidamente executados). Seriam, também, um dos grandes pontos de discussão em todas as sedes partidárias, da Esquerda à Direita, e não foi o que se viu.

Em janeiro de 2018 apresentei na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Caldas da Rainha – N. S. do Pópulo, Coto e São Gregório, a proposta “Edifícios Históricos: Cultura e Turismo” (aprovada por unanimidade, e encaminhada para a Assembleia Municipal). Nesse documento reivindico a necessidade de se iniciar a recuperação do acervo edificado que possui “robustez” memorável para o concelho. Em determinado ponto do mesmo pode ler-se que “Todo o património imobiliário de uma aldeia, vila ou cidade, representa um acessório valioso da comunidade a que pertence, podendo ser igualmente um polo diferenciador de atratividade turística, sendo, portanto, extremamente necessário garantir a preservação, a valorização e a divulgação desse mesmo património, através de todos os meios legais existentes.

Caldas da Rainha encerra, além dos imóveis já citados, um conjunto de edifícios que deveriam ser catalogados e recuperados, para o bem da identidade arquitetónica local, e que são o verdadeiro demonstrativo da época em que foram construídos (…) Já em relação ao património imobiliário devoluto, a autarquia deve apressar-se – utilizando os meios legais – e tratar da sua recuperação, para o bem da comunidade, pois, em alguns casos, o abandono de imóveis constitui-se num problema de segurança pública.

Recuperar e preservar o património imobiliário de Caldas da Rainha significará uma mais-valia para o turismo e, consequentemente, para o comércio, gerando riqueza e inaugurando inúmeras possibilidades de criação de postos de trabalho, trazendo, inclusive, benefícios culturais, sociais e quiçá ambientais para todo o seu território, e levando o nome deste concelho para distâncias inimagináveis.”

Três anos e meio se passaram sobre a referida proposta, a boa nova do surgimento do apoio para a reabilitação dos edifícios privados desponta agora, em ano de eleição (não podemos esquecer que a maioria dos candidatos à Câmara Municipal faz ainda parte de determinados organismos autárquicos, portanto, dentro dos assuntos e com hipótese de decisão durante estes quarenta e dois meses de mandato).

Segundo a matéria, agora publicada nos dois jornais, existem “cerca de 400 edifícios com necessidade de reabilitação…”. Como deixámos chegar a este ponto?

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1