Q

Previsão do tempo

19° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 19° C
19° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 20° C
19° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 21° C

Atrasos nas obras da Linha do Oeste preocupam comissão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Comissão de Defesa da Linha do Oeste manifestou preocupação com o atraso no início das obras de requalificação do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, assim como no fabrico de novo material circulante, num encontro realizado na passada segunda-feira junto à estação de comboios da cidade termal.

cidade termal.

“Estamos preocupados porque as obras do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha estão significativamente atrasadas, com várias prorrogações do prazo do concurso, sem que tenhamos qualquer explicação das razões desse atraso ou da evolução do concurso”, afirmou à agência Lusa Rui Raposo, porta-voz da comissão. “Corremos o risco de a requalificação integral da linha não estar pronta no segundo trimestre de 2023”, advertiu.

Fonte oficial da Infraestruturas de Portugal, empresa responsável pública pelo lançamento do concurso, esclareceu à Lusa que “decorre a fase de análise das propostas entregues a concurso e de elaboração do relatório preliminar”, prévias à adjudicação da empreitada, para a qual ainda não há qualquer data definida. Sobre as prorrogações de prazo, explicou que foram solicitadas pelos potenciais concorrentes que adquiriram o caderno de encargos para apresentarem propostas a concurso.

O porta-voz da Comissão de Defesa da Linha do Oeste alertou também para os eventuais atrasos no fabrico de material circulante, que “não deve estar pronto antes de 2024”, o que implicaria a instalação na linha de “material eléctrico que a CP reconhece que está desgastado”. “Vamos continuar a ter transbordos entre comboios eléctricos e a diesel, o que aumenta o tempo de deslocação”, perspetivou, acrescentando que “quem perde são os utentes e o transporte ferroviário, que vai continuar a não ser competitivo com o transporte rodoviário”.

A Comissão de Defesa da Linha do Oeste pediu ainda “uma política de preços que incentive o uso do comboio”, interligações aos transportes rodoviários de passageiros nos centros urbanos e ligação à Linha do Norte.

O projeto de modernização da Linha do Oeste (Sintra/Figueira da Foz) está dividido em duas empreitadas, sendo a primeira a de eletrificação e modernização do troço entre Mira Sintra-Meleças (Sintra) e Torres Vedras (61,7 milhões de euros), cujas obras já começaram, e a segunda de modernização e eletrificação do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha (40 milhões de euros), para a qual já foi lançado concurso público.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PCP realiza audição pública sobre a saúde

No dia 15 de novembro, às 18h00, o PCP vai realizar, em Caldas da Rainha, na Sala da União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, uma audição pública sob o lema “Defender o Serviço Nacional de Saúde – Melhorar os cuidados de saúde na Região Oeste”.

pcp

Veteranos do Arco Clube das Caldas em 1º lugar

Teve lugar no Pavilhão da Escola Luís Ataíde, em Peniche, a 3ª prova do Campeonato Nacional de Sala da Federação Portuguesa de Tiro com Arco, organizada pelo clube A Serrana, da Serra D’El Rei, e onde o Arco Clube das Caldas (ACC) marcou presença com a sua equipa de veteranos na divisão compound, que se classificou na 1ª posição.

Veteranos

1º Torneio de Riichi Mahjong nas Caldas

No dia 19 de outubro decorreu o primeiro torneio de Riichi Mahjong das Caldas da Rainha, na loja de jogos de tabuleiro Infinite Roll, na Rua Raul Proença, 12B.

torneio1