Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Mergulhadores da Marinha inativam engenho fumígeno na praia D’El Rey

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A equipa de prontidão de inativação de engenhos explosivos da Marinha, do Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº 1 (DMS1) desmantelou na tarde da passada sexta-feira, na Praia D'El Rey, em Óbidos, um engenho concebido para produzir fumo.
“Marine Marker”, engenho concebido para produzir fumo e sinalização de posições

Após o alerta recebido, na sequência da deteção de um possível engenho explosivo_, o capitão do porto de Peniche solicitou de imediato_ o apoio do DMS1, unidade de inativação de engenhos explosivos da Marinha.

Quando chegou ao local a equipa do DMS1 realizou a identificação e neutralização de um “Marine Marker” – engenho fumígeno utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições ou áreas de interesse.

Foi efetuado um perímetro de segurança pela Polícia Marítima de Peniche, acompanhada pelos elementos do projeto Seawatch com a viatura Amarok e uma equipa de Bombeiros Voluntários de Óbidos.

De acordo com a Marinha, “devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento, podendo ser extremamente perigoso, pois na sua composição contém fósforo que, na presença de oxigénio, deflagra (inicia combustão a alta temperatura), podendo causar queimaduras graves se em contato com a pele”.

“Ainda que aparente um estado estável e seguro, este tipo de engenhos poderão encontrar-se acionados, totalmente funcionais, contendo ainda parte da sua carga”, adiantou, chamando a atenção de que “aquando da sua deteção, estes engenhos não devem ser manuseados ou removidos, devendo informar-se de imediato as autoridades ou utilizar o número nacional de emergência 112”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1

Óbidos Cycling Team na 46ª Ronde de L’Isard

França é o próximo destino internacional da Óbidos Cycling Team. A equipa da Região Oeste prepara-se para enfrentar a Ronde de L’Isard. A 46ª edição da prova por etapas francesa vai disputar-se entre 1 e 5 de maio, com um pelotão de 22 equipas.

cycling