Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Greve Climática Estudantil pinta mural “Pela Ferrovia, a todo o Vapor”

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os jovens da Greve Climática Estudantil Caldas da Rainha apresentam na próxima sexta-feira um mural na Avenida 1º de Maio, nº 31A, relativo à necessidade de requalificação da Linha do Oeste.
Os jovens a pintar o mural na Avenida 1º de Maio, nº 31A

Essa iniciativa, intitulada “Pela Ferrovia, a todo o Vapor!” conta com a colaboração da artista plástica Cláudia Pedro, que procurará fundir a arte de rua e a luta por “justiça climática”.

“Sabemos que os próximos anos são vitais para asseguramos a manutenção de condições para a vida humana. Mas tal só será possível se agirmos agora”, lê-se num comunicado da Greve Climática Estudantil Caldas da Rainha.

Igualmente refere que “a mobilidade sustentável é um eixo vital para resolver a crise climática. Temos menos de sete anos para cortar 50% das emissões globais de gases com efeito de estufa, de forma a não ultrapassar o limite indicado pela ciência como ponto de não retorno”.

“A nível de mobilidade, a ferrovia é a solução para tal e ela vem a todo o vapor trazer soluções do futuro para os problemas do presente”, sublinha o comunicado, adiantando que a ferrovia apresenta “inúmeros benefícios”, pois “contribui apenas em 1% para as emissões a nível de transportes mundiais, é mais eficiente a nível energético e não necessita de infraestruturas enormes responsáveis pela destruição de habitats e áreas verdes”.

Para além disto, “com o correto investimento, tornar-se-á o meio de transporte mais acessível a todas as pessoas, com mais paragens por viagem, garantindo novos postos de trabalho e contribuindo para a coesão social a nível regional, nacional e internacional”.

Contudo, o movimento apontou que “a nível local, há muita luta a fazer. É necessário que nós, como habitantes da zona do Oeste, exijamos soluções para os problemas que afetam a nossa comunidade e o planeta”.

Destacou ainda que “numa luta urgente por mobilidade sustentável, exigimos a requalificação imediata da Linha do Oeste. Sem mais atrasos, sem mais promessas vazias”.

Face a isso, “a partir do dia 23 de abril, a nossa cidade ficará marcada com esta exigência”. “Tornar os espaços públicos, por onde passamos todos os dias, locais de reflexão, empoderamento e espaço de palavra, é vital. Com este mural, queremos tornar permanente na nossa cidade a mensagem por uma transição energética justa”, justificam os elementos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1