Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
Covid-19

Estive infetado mas ainda tenho sintomas. O que se passa comigo?

Luís Cavaco Bismarck, especialista em Medicina Geral e Familiar no Hospital CUF Torres Vedras - Consulta Pós Covid-19 CUF

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Temos constatado que algumas pessoas manifestam sintomas mesmo depois de a infeção ter passado.
Luís Cavaco Bismarck, especialista em Medicina Geral e Familiar no Hospital CUF Torres Vedras - Consulta Pós Covid-19 CUF

Os mais comuns são o cansaço, as dores de cabeça, a falta de olfato e os do foro psicológico (ansiedade, medo). Não sabemos ainda a percentagem de infetados em que estas queixas prevalecem mas sabemos que elas tendem a persistir em pessoas de idade mais avançada, nos diabéticos, nas que têm um IMC (índice de massa corporal) mais elevado, no sexo feminino e naquelas pessoas que na primeira semana de infeção apresentaram mais de cinco sintomas concomitantes. Claro que todas as pessoas infetadas que tiveram necessidade de ventilação e cuidados intensivos demorarão mais ainda a recuperar e terão sequelas, mas não é sobre este grupo específico que correm estas linhas.

Então, e o que fazer?

Ora como qualquer queixa ou sintoma estes devem ser avaliados por um médico para em segurança podermos realizar uma avaliação adequada e proporcional. O seu médico assistente é a pessoa certa para o aconselhar e avaliar de uma forma holística, percebendo não só o impacto funcional da doença no seu dia a dia, na sua qualidade de vida, mas também realizando uma avaliação do estado da saúde mental – que temos visto cada vez mais desequilibrada não só pela doença mas também por tudo o que a rodeia, o isolamento, o medo e a incerteza.

Não posso deixar de ressalvar que também se tem vindo a verificar um aumento da mortalidade por outras causas (não Covid), já seja por descompensação de doenças crónicas, por atraso nos rastreios oncológicos ou por receio a ser assistido nas instituições que prestam cuidados de saúde. Portanto, é importante que mantenha o acompanhamento com o seu médico assistente e não protele as necessárias avaliações.

Vou ter de fazer exames?

Os exames complementares de diagnóstico (análises, radiografia, ecografia…entre outros) servem para nos ajudar a avaliar a existência de sequelas da doença. Obviamente dependerá dos sintomas que apresenta e da avaliação que o seu médico fizer. Em consulta é aconselhável uma avaliação dos sinais vitais, auscultação cardíaca e pulmonar e exploração objetiva das queixas apresentadas.

Posso voltar à minha atividade física anterior?

Excluindo os casos de infeção grave com necessidade de cuidados intensivos ou naqueles em que tenha havido complicações, os casos de doença moderada e ligeira poderão retomar a sua atividade normal, desde que não tenham sintomas incapacitantes (falta de ar, dores de cabeça, cansaço fácil). Especial atenção aos desportistas que apresentaram doença ligeira e/ou moderada para os quais a avaliação deve ser individualizada.

Posso ser infetado de novo com a Covid-19?

Sim, existe essa possibilidade. Não descure as medidas de uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento social. No caso de sintomas de novo deve manter-se em isolamento e contactar o seu médico assistente ou a linha de Saúde 24.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1