Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Grua danifica merlões do castelo de Óbidos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma grua utilizada na obra de reabilitação de um edifício no interior do castelo de Óbidos embateu na parte superior do monumento quando eram efetuados trabalhos de desmontagem e provocou danos na construção fortificada, que terá agora de sofrer uma intervenção de conservação e restauro
Dois merlões [intervalos dentados das ameias na muralha] ficaram danificados

Tratava-se de uma obra particular, relativa à reabilitação de um edifício dentro da vila, com licenciamento camarário e autorizações das entidades competentes. De acordo com a autarquia, a utilização da grua de grandes dimensões era a única possibilidade, face às caraterísticas da intervenção.

No decurso dos trabalhos de desmontagem da grua, que havia sido instalada na Rua Padre Nunes Tavares, no processo de remoção dos contra-pesos existentes na base da estrutura metálica, um deles embateu na cerca urbana do castelo de Óbidos, classificado como monumento nacional.

Segundo a Câmara Municipal, “do embate, resultaram danos físicos em dois merlões [intervalos dentados das ameias na muralha] que coroavam o parapeito existente junto ao caminho de ronda da cerca urbana: um merlão ficou parcialmente danificado na parte superior, o outro ficou totalmente destruído”.

As causas do incidente “estão a ser apuradas em detalhe”, tendo sido elaborado auto da ocorrência, com acompanhamento de elementos da GNR, da Fiscalização e do Serviço de Arqueologia do Município de Óbidos. Com base neste documento serão desenvolvidos os procedimentos de notificação ao dono da obra.

A situação foi relatada à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e à Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), que detém a propriedade do castelo.

Os destroços foram recolhidos para serem utilizados na reconstrução dos elementos arquitetónicos afetados, a qual deverá ser realizada no âmbito de uma intervenção de conservação e restauro, após relatório prévio e projeto de intervenção por técnico legalmente habilitado na área de conservação e restauro, o qual será remetido para parecer prévio da DGPC.

Caso a intervenção seja aprovada, deverá então ser efetuada a respetiva orçamentação, para tramitação junto do seguro da obra. A intervenção só deverá ter início após a autorização da DGTF.

O Município de Óbidos espera que a reposição seja urgente e esteja concluída até 1 de junho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1

Óbidos Cycling Team na 46ª Ronde de L’Isard

França é o próximo destino internacional da Óbidos Cycling Team. A equipa da Região Oeste prepara-se para enfrentar a Ronde de L’Isard. A 46ª edição da prova por etapas francesa vai disputar-se entre 1 e 5 de maio, com um pelotão de 22 equipas.

cycling

14º Torneio da Liberdade em tiro com arco

O Parque Desportivo do Campo acolheu o 14º Torneio da Liberdade, numa organização do Arco Clube das Caldas (ACC), no passado dia 21, no âmbito das comemorações do 25 de abril. Foi também a 3ª prova do Campeonato Nacional de Campo da Federação Portuguesa de Tiro com Arco.

arco