Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
Escaparate

Diário de um corpo sem memória

Rui Calisto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Fernando Correia - um dos mais respeitados profissionais da comunicação social em Portugal - esteve recentemente nas Caldas da Rainha, numa rádio local, a falar acerca do seu mais novo livro, cujo título pode ler-se em epígrafe.

Nele, o autor que nos acostumou – através da sua voz aveludada e bem colocada – a ouvir prazerosamente relatos de futebol, traz-nos uma realidade emotiva, dolorosa, vivida na primeira pessoa. Uma diegese que nos faz pensar na vida (na nossa e na de quem está ao nosso lado), na dele e na da Vera, a personagem principal.

Fernando e Vera, dois padecentes que não estão sós, pois tiveram filhas, e estas lhes deram netos, seres humanos saudáveis, com corações latejantes de amor pela mãe já avó, que, infelizmente, por ironia de um fadário ímpio, é incapaz de o perceber, de o sentir, de sequer o sonhar.

Uma senhora que desconhece as suas próprias emoções, com uma vida que paira num éter nebuloso, com uma palavra que não ecoa no quarto, com um coração que pulsa movido por um milagre autêntico (ou químico). Perceberá, então, a solidão de sua alma? Terá noção, no limiar de onde se encontra, de que o seu solilóquio não possui ouvintes? Haverá dentro de si um discurso solene, dito ininterruptamente ao seu ser, para que este se mantenha vivo, naquela neutralidade física comovente?

Vera, não é somente a ressoante personagem desse livro, é, também, de uma vida que um dia foi. Dentro de si existe uma distância, um abismo, onde ecoa a esperança tutelar de uma família, a sua, que a quer para si, como deve ser, como deveria ser.

“Uns dias antes de seres internada ouvimos muitas vozes à nossa volta a dizerem tudo o que a ignorância permite e documenta. No restaurante, e enquanto procuravas comer a sopa à mão, as pessoas sentadas noutras mesas riam de troça e apontavam para a testa com o dedo indicador.”

Tenho comiseração por este povo, que não consegue perceber o que se passa ao seu redor. “Que pena eu tenho dos pobres de espírito.”

O “Diário de um corpo sem memória” expõe, de modo marcante e comovente, o ritmo do coração de Fernando Correia, em sonantes batidas, por uma alma que, em anos volvidos, o arrebatou de amores. Um livro que patenteia, também, a necessidade que todos temos de conhecer com profundidade o que é a doença de Alzheimer, como a podemos identificar e, principalmente, como devemos agir quando estamos diante de um ser humano que sofre com essa perturbação, para não fazermos figura de néscios.

Uma enfermidade atroz, que vem devagar, sem pressa, e fica, e fica, pousa em nós na antessala do vácuo, aguardando que o organismo lhe dê um sinal para parar, anúncio que nunca chega, até que ele, o prenúncio, esquece-se de si próprio e avança, instala-se, domina-nos, apagando-nos para as coisas terrenas.

Em cada página desse livro percebemos a pequenez do que somos, diante da imensidão do desconhecido. É uma narrativa que nos leva também a acreditar em prodígios, e a desejar que aconteça, no estalar de um segundo, a debelação do mal; e que aquele cérebro não tivesse sido corrompido; que aquele olhar se enchesse de luminosidade; que ela, a Vera, regressasse a este momento, com uma lucidez desconcertante.

O “Diário de um corpo sem memória” é um livro para a cabeceira, por todo o sempre, para ser lido quantas vezes o nosso coração desejar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1