Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
A lei do menor esforço

-Crónicas noturnas-

Jorge Ferreira

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os mais interessados saberão que a cerâmica policromada, vidrada a chumbo, é uma invenção de Bernard Palissy, francês de Agen, estabelecido em Saintes no século XVI.

Fornecedor da Casa Real Francesa, para ela criou, no Palácio das Tulherias em Paris, uma gruta com representações em cerâmica de animais e plantas simulando os dramas da natureza.

As técnicas da sua arte serão redescobertas no século XIX em Tours por Charles-Jean Avisseau e ou por seu cunhado Joseph Landais, cerca de 1820.

Este tipo de cerâmica, naturalista, acompanha o desenvolvimento, à época, da História Natural, de que Palissy fora precursor, e vem a desenvolver-se também noutras regiões de França e noutros países da Europa.

O objeto do nosso trabalho é o florescente núcleo desta cerâmica, que se estabelece nas Caldas da Rainha a partir de 1853 quando Manuel Cipriano Gomes (Mafra de alcunha porque era natural da Saibreira, aldeia desse concelho) operário de Dona Maria dos Cacos, lhe toma o estabelecimento de trespasse e inicia a aventura da policromia.

A marcação das peças mostra-nos a visão do pioneiro da cerâmica das Caldas, tal como a conhecemos hoje, para a individualização do seu negócio e o empreendedor informado que o futuro nos veio apresentar.

Gravou na pasta as suas iniciais: M.C.G., M.C.G.M., M.C.M.. à volta de uma âncora (à inglesa como Davenport?), por fim M. Mafra-Caldas da Rainha-Portugal, ainda com âncora, depois com a Corôa Real Portuguêsa, outorgada pelo seu protetor D. Fernando II ao, agora, Fornecedor Oficial da Casa Real Portuguesa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1