Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 18° C
14° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 19° C
15° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 20° C
A lei do menor esforço

-Crónicas noturnas-

Jorge Ferreira

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os mais interessados saberão que a cerâmica policromada, vidrada a chumbo, é uma invenção de Bernard Palissy, francês de Agen, estabelecido em Saintes no século XVI.

Fornecedor da Casa Real Francesa, para ela criou, no Palácio das Tulherias em Paris, uma gruta com representações em cerâmica de animais e plantas simulando os dramas da natureza.

As técnicas da sua arte serão redescobertas no século XIX em Tours por Charles-Jean Avisseau e ou por seu cunhado Joseph Landais, cerca de 1820.

Este tipo de cerâmica, naturalista, acompanha o desenvolvimento, à época, da História Natural, de que Palissy fora precursor, e vem a desenvolver-se também noutras regiões de França e noutros países da Europa.

O objeto do nosso trabalho é o florescente núcleo desta cerâmica, que se estabelece nas Caldas da Rainha a partir de 1853 quando Manuel Cipriano Gomes (Mafra de alcunha porque era natural da Saibreira, aldeia desse concelho) operário de Dona Maria dos Cacos, lhe toma o estabelecimento de trespasse e inicia a aventura da policromia.

A marcação das peças mostra-nos a visão do pioneiro da cerâmica das Caldas, tal como a conhecemos hoje, para a individualização do seu negócio e o empreendedor informado que o futuro nos veio apresentar.

Gravou na pasta as suas iniciais: M.C.G., M.C.G.M., M.C.M.. à volta de uma âncora (à inglesa como Davenport?), por fim M. Mafra-Caldas da Rainha-Portugal, ainda com âncora, depois com a Corôa Real Portuguêsa, outorgada pelo seu protetor D. Fernando II ao, agora, Fornecedor Oficial da Casa Real Portuguesa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento de espaços na Serra de Montejunto

Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.

montejunto

Novo lar altera trânsito em Atouguia da Baleia

A entrada em funcionamento do novo lar (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) em Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, que completa, a par do Centro de Saúde e do Jardim Infantil, o quarteirão de equipamentos sociais na vila, vai levar a alterações no trânsito.