Q

Previsão do tempo

22° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 22° C
21° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
22° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 24° C
A lei do menor esforço

-Crónicas noturnas-

Jorge Ferreira

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os mais interessados saberão que a cerâmica policromada, vidrada a chumbo, é uma invenção de Bernard Palissy, francês de Agen, estabelecido em Saintes no século XVI.

Fornecedor da Casa Real Francesa, para ela criou, no Palácio das Tulherias em Paris, uma gruta com representações em cerâmica de animais e plantas simulando os dramas da natureza.

As técnicas da sua arte serão redescobertas no século XIX em Tours por Charles-Jean Avisseau e ou por seu cunhado Joseph Landais, cerca de 1820.

Este tipo de cerâmica, naturalista, acompanha o desenvolvimento, à época, da História Natural, de que Palissy fora precursor, e vem a desenvolver-se também noutras regiões de França e noutros países da Europa.

O objeto do nosso trabalho é o florescente núcleo desta cerâmica, que se estabelece nas Caldas da Rainha a partir de 1853 quando Manuel Cipriano Gomes (Mafra de alcunha porque era natural da Saibreira, aldeia desse concelho) operário de Dona Maria dos Cacos, lhe toma o estabelecimento de trespasse e inicia a aventura da policromia.

A marcação das peças mostra-nos a visão do pioneiro da cerâmica das Caldas, tal como a conhecemos hoje, para a individualização do seu negócio e o empreendedor informado que o futuro nos veio apresentar.

Gravou na pasta as suas iniciais: M.C.G., M.C.G.M., M.C.M.. à volta de uma âncora (à inglesa como Davenport?), por fim M. Mafra-Caldas da Rainha-Portugal, ainda com âncora, depois com a Corôa Real Portuguêsa, outorgada pelo seu protetor D. Fernando II ao, agora, Fornecedor Oficial da Casa Real Portuguesa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

As festas das aldeias e suas tradições

Com a chegada do verão começa a altura dos arraiais, das festas das aldeias, onde reina o tradicional bailarico e de seguida o dj a fazer o resto da magia.

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL), organizadora dos Red Bull Big Wave Awards.

onda