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Aplicação de telemóvel permite aos munícipes relatarem problemas

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Foi apresentada no passado dia 26, através de videoconferência, a nova aplicação (app) para telemóvel do Município de Óbidos, chamada “Cidadão Óbidos”, e tem como principal objetivo promover a participação cívica e ativa dos munícipes, através da promoção à participação ativa das pessoas.
A app Cidadão Óbidos está disponível para os sistemas Android e IOS

“Imagine que vê uma luz fundida num candeeiro de iluminação pública. Ou que um animal errante anda a provocar alguns distúrbios num determinado bairro. Ou que um contentor, por algum motivo, não é intervencionado há algum tempo”, descreve a Câmara. A partir de agora é possível fazer esse tipo de participações, diretamente, ao Município de Óbidos. Basta, para o efeito, tirar uma fotografia, fazer uma descrição – que pode ser em texto ou em voz – e enviar para a Câmara Municipal de Óbidos, através desta aplicação.

O sistema identifica as suas coordenadas de GPS e sabe, por isso, o local da “ocorrência”, sendo gerado um alerta que é enviado diretamente para o setor municipal responsável pelo assunto em causa.

Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Óbidos, esta aplicação “tem o objectivo principal de estar mais perto do cidadão”, acima de tudo, “numa relação mais aberta, o quem nem sempre é possível no atual panorama”.

“Esse distanciamento não tem a ver com as pessoas, mas tem, antes, a ver com o sistema”, sublinha José Pereira, acrescentando que “esta é mais uma forma de trazer as pessoas e a vida real do concelho para dentro do processo de decisão, para que possamos, com mais rapidez, resolver as questões que nos são apresentadas”.

Neste momento, ao descarregar a aplicação para o telemóvel, e depois do devido registo, é logo direcionado para a câmara fotográfica. Tirada a fotografia da questão a resolver, o cidadão poderá escolher enviar essa fotografia e a devida descrição (em texto ou áudio) para uma das seguintes categorias: animais, floresta, iluminação pública, limpeza urbana, protecção civil, migrantes e comunicações. “Naturalmente que há um leque muito maior de temas, os quais vamos introduzir no futuro, mas, para já, e de início, estas são as temáticas às quais nós teremos capacidade de dar resposta”, refere José Pereira. O autarca conclui que “o principal objctivo, agora, é sermos funcionais externamente para quem nos coloca as questões e, acima de tudo, funcionais internamente para quem as vai resolver”.

Filipe Costa, engenheiro da PH Informática, empresa responsável pelo desenvolvimento da aplicação, afirma que esta “é uma app de proximidade ao cidadão”. “Pode ser instalada em telefones comuns [smartphones] que temos hoje em dia e, ao fazê-lo, ficamos com uma ferramenta que nos vai permitir interagir com o Município e que funciona através do registo fotográfico, com GPS, e cujo assunto vai direcionado para um departamento específico”.

A app Cidadão Óbidos está disponível para os sistemas Android e IOS.

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