A Casa de Saúde do Montepio, nas Caldas da Rainha, reabriu portas à atividade assistencial na manhã do passado dia 8, depois de um surto de Covid-19 ter motivado a suspensão, para “controlar eventuais impactos sociais que pudessem advir dos poucos casos identificados na nossa instituição”, disse João Gomes.
“Reabrimos depois de confirmarmos as condições plenas de segurança para utentes e profissionais”, indicou, adiantando que “será um novo ciclo que se inicia, com cautelas redobradas e cientes de que o risco continua presente”.
O surto na Casa de Saúde do Montepio Rainha D. Leonor chegou a infetar oito doentes idosos, tendo igualmente testado positivo seis enfermeiros, quatro assistentes operacionais e uma fisioterapeuta.
A situação obrigou a transferir nove utentes com testes negativos e que se encontravam transitoriamente na unidade de saúde enquanto decorrem obras no lar da instituição, onde residem.
Esses utentes foram levados para casernas militares na Escola de Sargentos do Exército, numa ação articulada com a autoridade de saúde e a proteção civil, para defendê-los de um eventual contágio.
Os idosos infetados permaneceram na Casa de Saúde, mudando de piso à medida que as instalações foram alvo de ações de descontaminação.
Por este motivo também os serviços de atendimento no estabelecimento de saúde abertos ao exterior estavam temporariamente encerrados desde a véspera de natal.
Segundo a última informação prestada pelo Montepio, permanecem em isolamento quatro enfermeiros, duas cozinheiras e três assistentes de cozinha.
“Quanto aos utentes internados, a situação está estável. Os doentes anteriormente positivos já se encontram em cura virológica tendo saído da zona de Nível 2. Mantemos, contudo, todo o dispositivo de segurança e proteção em produção no sentido de evitar que situações possam acontecer de futuro, o que é, de certo modo, imprevisível apesar de todos os cuidados”, revelou João Gomes.
O Montepio encontra-se a colaborar no esforço nacional de combate à pandemia, tendo alocado três camas a utentes Não Covid-19 provenientes do Serviço Nacional de Saúde. Essa lotação está completa com três utentes do Centro Hospitalar do Oeste – dois da unidade das Caldas da Rainha e um de Torres Vedras.
0 Comentários