Q

Previsão do tempo

10° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C

Casa de Saúde do Montepio controlou pandemia

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“O encerramento antecipado do Montepio Rainha Dona Leonor provou ter sido eficaz no controlo de uma situação que poderia ter tido outro desfecho. Numa atitude proativa, entendemos que havia a necessidade de cessar elos de transmissão e com isso controlar o número de infeções na Casa de Saúde, o que se veio a confirmar”, manifestou João Gomes, enfermeiro diretor.
O Montepio reabriu depois de controlar o número de infeções na Casa de Saúde

A Casa de Saúde do Montepio, nas Caldas da Rainha, reabriu portas à atividade assistencial na manhã do passado dia 8, depois de um surto de Covid-19 ter motivado a suspensão, para “controlar eventuais impactos sociais que pudessem advir dos poucos casos identificados na nossa instituição”, disse João Gomes.

“Reabrimos depois de confirmarmos as condições plenas de segurança para utentes e profissionais”, indicou, adiantando que “será um novo ciclo que se inicia, com cautelas redobradas e cientes de que o risco continua presente”.

O surto na Casa de Saúde do Montepio Rainha D. Leonor chegou a infetar oito doentes idosos, tendo igualmente testado positivo seis enfermeiros, quatro assistentes operacionais e uma fisioterapeuta.

A situação obrigou a transferir nove utentes com testes negativos e que se encontravam transitoriamente na unidade de saúde enquanto decorrem obras no lar da instituição, onde residem.

Esses utentes foram levados para casernas militares na Escola de Sargentos do Exército, numa ação articulada com a autoridade de saúde e a proteção civil, para defendê-los de um eventual contágio.

Os idosos infetados permaneceram na Casa de Saúde, mudando de piso à medida que as instalações foram alvo de ações de descontaminação.

Por este motivo também os serviços de atendimento no estabelecimento de saúde abertos ao exterior estavam temporariamente encerrados desde a véspera de natal.

Segundo a última informação prestada pelo Montepio, permanecem em isolamento quatro enfermeiros, duas cozinheiras e três assistentes de cozinha.

“Quanto aos utentes internados, a situação está estável. Os doentes anteriormente positivos já se encontram em cura virológica tendo saído da zona de Nível 2. Mantemos, contudo, todo o dispositivo de segurança e proteção em produção no sentido de evitar que situações possam acontecer de futuro, o que é, de certo modo, imprevisível apesar de todos os cuidados”, revelou João Gomes.

O Montepio encontra-se a colaborar no esforço nacional de combate à pandemia, tendo alocado três camas a utentes Não Covid-19 provenientes do Serviço Nacional de Saúde. Essa lotação está completa com três utentes do Centro Hospitalar do Oeste – dois da unidade das Caldas da Rainha e um de Torres Vedras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Associação comercial reduz pegada ecológica

A ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste vai realizar no dia 3 de dezembro uma ação de sensibilização e de distribuição de árvores, para que estas sejam plantadas em locais a selecionar pelas juntas de freguesia.

dsc 0488

Almoço pedagógico

O polo de Peniche da Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos realizou um almoço pedagógico no Restaurante BrisaMar, no Hotel PinhalMar Peniche, confecionado e servido pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Cozinha/Pastelaria.

solidario

Professor caldense concorre às eleições legislativas

Carlos Ubaldo, de 57 anos, professor na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, em Caldas da Rainha, é o nº 3 na lista do Bloco de Esquerda no distrito de Leiria nas próximas eleições legislativas, depois de ter sido o candidato à Câmara Municipal das Caldas da Rainha nas últimas eleições autárquicas.