Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Festa de Santo Antão cancelada devido à pandemia

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Devido à pandemia a habitual romaria à ermida de Santo Antão, em Óbidos, a 17 de janeiro, foi cancelada, mas será colocada uma imagem do padroeiro na Igreja de São Pedro, na vila, “para que se possam cumprir promessas e gestos de devoção, com as devidas precauções”, anunciou o pároco Ricardo Figueiredo.
Este ano não haverá festa à volta de fogueiras

A imagem estará presente no horário habitual de abertura da igreja, entre as 9h30 e as 12h30 e as 14h30 e as 17h00, já desde a véspera, tal como estarão disponíveis as canecas do Santo Antão com a data deste ano.

O responsável pelas paróquias de Óbidos, A-dos-Negros e Gaeiras, revelou que também serão disponibilizadas as tradicionais fitas de Santo Antão, “benzidas e devidamente acondicionadas para que possam ser levadas para casa”.

As fitas simbolizam a bênção de boa saúde, tradicionalmente dos animais, mas também de pessoas.

Em anos anteriores, estas promessas eram pagas na casa de esmolas ou na sacristia, no monte de Santo Antão, recebendo as pessoas em troca uma vela enrolada numa fita de nastro cor-de-rosa previamente benzida.

As velas eram oferecidas ao santo e colocadas junto à sua imagem ou queimadas num tabuleiro, enquanto que as fitas eram levadas para casa e presas ao alvo de proteção.

Para evitar ajuntamentos, a tradicional Festa de Santo Antão, que habitualmente reúne milhares de pessoas, não será realizada.

Este ano não se vai ver o cenário de confraternização à volta de diversas fogueiras espalhadas no alto do cabaço de Santo Antão, a cerca de 80 metros de altura e onde se chega após uma inclinada subida de 150 degraus.

O padre Ricardo Figueiredo vincou que “a situação pandémica em que nos encontramos desaconselha a realização de qualquer evento na ermida e nas suas imediações” e apelou a que “todos se abstenham de promover qualquer tipo de confraternização que ponha em causa a saúde pública e as medidas de prevenção da pandemia”.

“É-me muito difícil tomar esta decisão, pois sei que estou a cancelar uma das romarias mais marcantes de toda a região Oeste, mas a responsabilidade pela saúde pública implica que sejam tomadas decisões difíceis”, manifestou.

“Convido, em espírito cristão, a mantermo-nos em oração pelos agentes dos serviços de saúde, pelos doentes, pelos defuntos e seus familiares. Ao mesmo tempo apelo a mantermos a calma e a não sermos parte de alarmismos infundados”, concluiu o pároco, em comunicado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Serra D’El-Rei com iluminação de natal

A Junta de Freguesia de Serra D’El-Rei, no concelho de Peniche, inaugurou a iluminação de natal e realizou a feira anual no dia 1 de dezembro, evento integrado nas atividades do Natal que envolveu cerca de 70 feirantes, espalhados pela Rua da Alegria, Rua 4 de Agosto e Rua 1º de Maio.

serra

Curso de Salvamento Rodoviário

Decorreu de 24 a 28 de novembro, no seio da corporação de bombeiros do Bombarral, o curso de Salvamento Rodoviário - desenvolvimento (chefe de equipa de desencarceramento).

desencarceramento