Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Festa de Santo Antão cancelada devido à pandemia

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Devido à pandemia a habitual romaria à ermida de Santo Antão, em Óbidos, a 17 de janeiro, foi cancelada, mas será colocada uma imagem do padroeiro na Igreja de São Pedro, na vila, “para que se possam cumprir promessas e gestos de devoção, com as devidas precauções”, anunciou o pároco Ricardo Figueiredo.
Este ano não haverá festa à volta de fogueiras

A imagem estará presente no horário habitual de abertura da igreja, entre as 9h30 e as 12h30 e as 14h30 e as 17h00, já desde a véspera, tal como estarão disponíveis as canecas do Santo Antão com a data deste ano.

O responsável pelas paróquias de Óbidos, A-dos-Negros e Gaeiras, revelou que também serão disponibilizadas as tradicionais fitas de Santo Antão, “benzidas e devidamente acondicionadas para que possam ser levadas para casa”.

As fitas simbolizam a bênção de boa saúde, tradicionalmente dos animais, mas também de pessoas.

Em anos anteriores, estas promessas eram pagas na casa de esmolas ou na sacristia, no monte de Santo Antão, recebendo as pessoas em troca uma vela enrolada numa fita de nastro cor-de-rosa previamente benzida.

As velas eram oferecidas ao santo e colocadas junto à sua imagem ou queimadas num tabuleiro, enquanto que as fitas eram levadas para casa e presas ao alvo de proteção.

Para evitar ajuntamentos, a tradicional Festa de Santo Antão, que habitualmente reúne milhares de pessoas, não será realizada.

Este ano não se vai ver o cenário de confraternização à volta de diversas fogueiras espalhadas no alto do cabaço de Santo Antão, a cerca de 80 metros de altura e onde se chega após uma inclinada subida de 150 degraus.

O padre Ricardo Figueiredo vincou que “a situação pandémica em que nos encontramos desaconselha a realização de qualquer evento na ermida e nas suas imediações” e apelou a que “todos se abstenham de promover qualquer tipo de confraternização que ponha em causa a saúde pública e as medidas de prevenção da pandemia”.

“É-me muito difícil tomar esta decisão, pois sei que estou a cancelar uma das romarias mais marcantes de toda a região Oeste, mas a responsabilidade pela saúde pública implica que sejam tomadas decisões difíceis”, manifestou.

“Convido, em espírito cristão, a mantermo-nos em oração pelos agentes dos serviços de saúde, pelos doentes, pelos defuntos e seus familiares. Ao mesmo tempo apelo a mantermos a calma e a não sermos parte de alarmismos infundados”, concluiu o pároco, em comunicado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1