Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
Olhar JSD

O descurar da economia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Todas as medidas provocadas por esta pandemia em Portugal, para evitar o contágio do Covid-19 e da decadência do Sistema Nacional de Saúde, conduziram a uma crise que todos os dias se faz sentir. Para a economia e para a sociedade as consequências são arrasadoras, desde o aumento do desemprego até ao acentuar das desigualdades, por isso são necessárias medidas rápidas que façam atenuar o impacto económico que a pandemia está a ter no nosso país.
Inês Dinis, secretária-geral da JSD Caldas da Rainha

Desta forma, emerge no Orçamento de Estado para 2021 a esperança de que sejam tomadas medidas para responder às necessidades dos portugueses nesta crise económica fruto da crise pandémica. O Governo achou que a solução passaria por pactuar com “birras, reivindicações e chantagens”, conduzindo assim a um OE com menos apoios para as famílias, para as empresas e para a manutenção dos postos de trabalho. Como era de prever, o PSD votou contra a proposta de OE para 2021 e pela voz do Presidente do PSD, Rui Rio, afirmou durante o seu discurso no encerramento do debate na generalidade: “Distribuir o que se tem por quem mais precisa, e´ justo e merece o nosso apoio e incentivo. Mas distribuir tudo ao mesmo tempo – o que se tem e o que se não tem – e´ empenhar o futuro e enganar as pessoas. E´ dar a falsa ilusão de uma facilidade que não e´ real e que, mais tarde, poderá ter de ser paga com desnecessário sofrimento”.

Assim, é notório o esquecimento por parte do Governo do momento em que vivemos, pois, o OE ajuda muito pouco face à dimensão dos problemas económicos que detemos. Este não dá apoios às empresas, não aposta no emprego e aumenta até o salário mínimo nacional enquanto os empresários lutam pela sobrevivência. Portanto, o PSD apresentou 91 propostas de alteração ao OE em que os objetivos seriam: melhorar a estratégia de Saúde Pública, dar respostas à ausência de medidas de estímulo à recuperação economia e reforçar a Coesão Social e Territorial do país.

Enquanto formada em economia e políticas públicas, a meu ver, o caminho apropriado do OE seria pelo alívio da carga fiscal, pela distribuição social com critério o que vai ao encontro das propostas do partido social-democrata, mas o Governo prefere que o OE não passe de propaganda política ilusória.

Concluo assim que, com o OE para 2021 aprovado segue a mesma linha de governação socialista nos últimos anos em que se distribuiu e não se investiu e tal como o presidente do partido social-democrata refere a fábula da cigarra afirmando que “ o Governo cantou e dançou sem cuidar do futuro” e com isto quero dizer que não precisávamos de uma crise económica proveniente de uma crise pandémica para perceber que o futuro não se prevê, mas prepara-se.

Agora, temos de lutar contra esta crise de saúde pública e proteger-nos, mas não podemos descurar a economia portuguesa pois é dela que o país vive e que nós vivemos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1