Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Ana Gomes em pré-campanha dedicada ao mar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A candidata presidencial Ana Gomes defendeu em Peniche, na passada terça-feira, mais financiamento para a investigação ligada ao mar, área em que considera que o país tem de passar da retórica à prática para aumentar a exploração inteligente dos recursos marinhos, noticiou a Agência Lusa.
A candidata presidencial defendeu mais financiamento para a investigação ligada ao mar

“Portugal tem que passar da esplêndida retórica sobre o mar à prática”, afirmou Ana Gomes, defendendo a criação de meios para que o país exerça “efetiva jurisdição sobre essa tremenda zona territorial que é o mar, e a terra por baixo do mar, onde há extraordinários recursos que precisam de ser identificados, mapeados, preservados e, eventualmente, explorados, mas de forma sustentável e inteligente”.

Numa ação de pré-campanha dedicada ao mar, a diplomata e ex-eurodeputada do PS visitou, em Peniche, o Cetemares, um centro de investigação em ciências do mar e do ambiente, onde chamou a atenção para “os recursos que ficam no mar”.

Aludindo à biodiversidade, como as algas ou peixes que “não são utilizados em Portugal, não são consumidos,” e são “deitados borda fora” por não se conhecerem “as suas aplicações”, Ana Gomes considerou tratar-se de espécies que “hoje já poderiam ser altamente rentáveis, se fossem trabalhadas”.

Reconhecendo “a importância” de centros de ciência como o Cetemares, um polo do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) onde “se desenvolve o conhecimento científico em ligação com o mundo empresarial”, a candidata alertou para a necessidade os institutos ligados à investigação terem “muito melhor financiamento” e maior “autonomia para desenvolver os seus projetos científicos”.

Alertada pelos responsáveis do centro para a situação de precariedade de alguns investigadores que não viram renovadas as bolsas de investigação a antiga dirigente socialista afirmou tratar-se de uma situação “insustentável” e que “tem que mudar”.

No final da visita Ana Gomes defendeu ainda uma maior aposta na aquacultura é “área de que Portugal tem uma absoluta necessidade, visto ser um país “que importa peixe, que poderia ser produzido cá”.

Em Peniche a candidata às eleições presidenciais que se realizam em 24 de janeiro de 2021 visitou ainda a fortaleza onde está instalado o Museu Nacional da Resistência.

O dia dedicado ao mar prosseguiu na Nazaré, onde durante a tarde Ana Gomes, depois de um encontro com o presidente da Câmara, o socialista Walter Chicharro, visitou o porto de pesca, o Forte de S. Miguel e empresa Luís Silvério, ligadas à exportação de pescado e apoiada pelo programa MAR2020.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1