Q

Projeto intermunicipal para recuperação ambiental e mobilidade suave

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os Municípios de Alcobaça e da Nazaré aprovaram por unanimidade, em reuniões dos respetivos executivos camarários, o projeto de execução e o protocolo para implementação do projeto conjunto de recuperação ambiental e mobilidade suave ao longo do Rio Alcoa – ligação Alcobaça/Nazaré.
Projeto ao longo do Rio Alcoa junta os Municípios de Alcobaça e Nazaré

Os Municípios de Alcobaça e da Nazaré aprovaram por unanimidade, em reuniões dos respetivos executivos camarários, o projeto de execução e o protocolo para implementação do projeto conjunto de recuperação ambiental e mobilidade suave ao longo do Rio Alcoa – ligação Alcobaça/Nazaré.

O protocolo tem como finalidade definir as obrigações de cada parte na implementação do projeto conjunto, que os dois Municípios pretendem candidatar a financiamento do Programa Operacional Regional do Centro, no âmbito da promoção de estratégias de baixo teor de carbono.

Os dois concelhos têm prosseguido uma estratégia de desenvolvimento e valorização do espaço urbano e do património associado às linhas de água fluviais, bem como de melhoria das condições de acessibilidade e mobilidade nas zonas ribeirinhas, privilegiando a circulação pedonal e por bicicleta.

O projeto de recuperação ambiental e mobilidade suave ao longo do Rio Alcoa integra-se nessa estratégia. São consideradas as componentes de infraestruturas – com um encargo global estimado em cerca de cinco milhões de euros – e de aquisição de equipamento – com um encargo estimado em cerca de cento e sessenta mil euros, valores sem IVA.

Neste protocolo, o Município de Alcobaça assume o estatuto de promotor líder – cabendo-lhe, nomeadamente, a elaboração e submissão da candidatura – e o Município da Nazaré o estatuto de copromotor.

Se a candidatura for aprovada e tendo em conta os trabalhos a realizar em cada um dos concelhos, ao Município de Alcobaça caberá proceder ao pagamento de um montante correspondente a mais de sessenta por cento do valor da empreitada a que respeita a componente de infraestruturas, estimado, para efeitos da candidatura, em cerca de três milhões de euros, cabendo ao Município da Nazaré o pagamento de montante correspondente a mais de trinta por cento, ou seja, aproximadamente dois milhões de euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Teatro “Chá das Rainhas” no Céu de Vidro

Resultante do trabalho da rubrica "Aventura da Leitura", dedicada às "Mulheres da Dinastia de Avis", no Jornal das Caldas, pelas “Aventureiras da Leitura” da associação Olha-Te, continua a celebração em honra da Rainha D. Leonor, desta vez com a peça de teatro "Chá das Rainhas".

rainha

Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos organiza cicloturismo

Decorreu na manhã do dia 12 de junho o II Cicloturismo do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos (AEJO), uma iniciativa integrada no projeto Josefa Bike, destinada a alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. A atividade contou com a participação de alunos, encarregados de educação, professores e familiares das três escolas básicas do agrupamento.

Cicloturismo