Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

95 mortos com Covid-19 na região Oeste desde o início da pandemia

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nos últimos sete dias a região Oeste passou de 88 para 95 falecimentos associados à infeção pelo novo coronavírus. Os óbitos foram registados em Peniche e Torres Vedras (2), Caldas da Rainha, Nazaré e Alcobaça.

O concelho de Torres Vedras é o que regista mais mortes (22), seguindo-se Alenquer (16), Alcobaça (15), Cadaval e Caldas da Rainha (9), Peniche (7), Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço (5), Lourinhã e Nazaré (3) e Bombarral (1). Óbidos é o único concelho do Oeste sem óbitos.

Segundo os dados atualizados hoje, dia 8 de dezembro, pelos diversos municípios e pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, o número de casos ativos de Covid-19 na região Oeste é 1175 (menos 58). Alenquer – 300 (mais 60) é o concelho que apresenta o maior número, seguindo-se Torres Vedras – 298 (menos 51), Alcobaça – 162 (menos 27), Caldas da Rainha – 118 (mais 3), Peniche – 104 (menos 11), Arruda dos Vinhos – 43 (menos 5), Lourinhã – 39 (mais 9), Cadaval – 33 (menos 5), Sobral de Monte Agraço – 32 (menos 19), Óbidos – 18 (mais 1), Nazaré – 15 (menos 14) e Bombarral – 13 (mais 1).

Por freguesias, em Alenquer existem 75 ativos na União de Freguesias de Alenquer, 19 na freguesia de Meca, 117 na União de Freguesias de Carregado e Cadafais, 15 em Olhalvo, 19 em Ventosa, 15 na Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha, 8 em Ribafria e Pereiro de Palhacana, 13 em Carnota, 7 na Ota, 11 na Abrigada e Cabanas de Torres, e 1 em Vila Verde dos Francos.

Em Torres Vedras existem 129 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 803 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde.

A distribuição de casos ativos pelas freguesias do concelho é a seguinte: União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira: 90; Santa Maria, São Pedro e Matacães: 86; Silveira: 34; São Pedro da Cadeira: 18; União das Freguesias de Dois Portos e Runa: 13; União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo: 12; Freiria: 9; Ramalhal: 9; Ventosa: 9; Ponte do Rol: 7; União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça: 7; Turcifal: 3.

O surto associado a empresas agrícolas apresenta 69 casos ativos. 56 pertencem à União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira, 9 à freguesia de Silveira e 4 à freguesia de Ponte do Rol.

Em Peniche os casos ativos são registados na cidade (51), nas freguesias de Atouguia da Baleia (13), Ferrel (23) e Serra d’El Rei (17). Há 310 pessoas em quarentena ou sob vigilância.

Em Sobral de Monte Agraço, registam-se 104 pessoas em vigilância ativa pela autoridade de saúde em confinamento obrigatório, 53 pessoas em vigilância ativa pelos médicos de medicina geral e familiar e 157 pessoas em isolamento com vigilância sobreativa.

Nos restantes concelhos do Oeste não foram divulgadas mais informações.

Casos nas escolas

Nas Caldas da Rainha foi confirmado mais um caso de Covid-19 numa turma da Escola Secundária Raul Proença – 12º LH1. Por indicação da autoridade de saúde local, os alunos vão cumprir 14 dias de isolamento profilático em casa, contados a partir do dia 2 de dezembro, pelo que só regressarão à escola no dia 17 de dezembro. As autoridades de saúde locais estão a acompanhar o processo em articulação com a direção do agrupamento.

Na área do Agrupamento de Escolas Raul Proença termina no dia 9 de dezembro o período de isolamento do 6ºC da Escola Básica de Santo Onofre, onde foi detetado um caso, assim como da turma B da Escola Básica do Nadadouro, igualmente com um caso positivo.

No dia 7 de dezembro terminou o isolamento profilático do 4ºA da Escola Básica de Santo Onofre, onde também houve um caso.

Num grupo do jardim de infância do Bairro das Morenas – Sala 2 foi confirmado um caso de Covid-19. Por indicação da autoridade de saúde local, o grupo não irá cumprir isolamento profilático.

Na Escola Básica dos Arneiros, dois alunos e a professora do 4ºA testaram positivo durante o período de isolamento profilático da turma, que terminou no dia 3.

Segundo informação divulgada no dia 4 pela direção do agrupamento de escolas, já recuperaram 22 alunos e quatro professores das escolas básicas dos Arneiros e de Santo Onofre, do Centro Escolar de Santo Onofre e da Escola Secundária Raul Proença.

Na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, existem quatro casos ativos de Covid-19. Por indicação da autoridade de saúde, uma turma está em isolamento profilático.

O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos revelou a existência de três casos de Covid-19 entre alunos. Um deles foi detetado numa turma do terceiro ciclo do ensino básico da Escola Secundária Josefa de Óbidos. Outro numa turma do segundo ciclo da escola básica do Alvito e o terceiro numa turma do segundo ciclo da escola básica de Óbidos (Complexo dos Arcos)

Após reunião com a autoridade de saúde local, foi decidido que as turmas iriam ficar em isolamento profilático e que todos os alunos e contactos de alto risco iriam ser testados.

O Agrupamento de Escolas da Lourinhã confirmou a existência de dois casos de Covid-19 na Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado, na turma 2PH e no 9ºD. Por indicação da delegada de saúde, os alunos que testaram positivo bem como os colegas de contacto direto da turma irão cumprir isolamento em casa, neste último caso até serem testados, regressando após indicação da autoridade de saúde. Os restantes elementos da turma puderam continuar o seu plano de estudos presencialmente.

No Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral, em Sobral de Monte Agraço, há três alunos infetados no secundário (dois no 10ºD e um no 12ºA), onde estão várias turmas em isolamento (12ºA, B, C e D). Há dois casos positivos na escola básica e no jardim de infância de Pero Negro, com isolamento de ambas as salas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1