Nesses dois dias, pelas 21h30, o Teatro da Rainha acolhe na sua sala-estúdio o espetáculo “Pela água”, de Tiago Correia, criação da companhia portuense A turma. Centra-se no desencontro que uma situação amorosa envolvendo dois homens e uma mulher provoca.
No dia 9 de dezembro, pelas 21h30, tem lugar a primeira leitura das peças de Daniel Keene “Terra Natal e Chuva”, tradução e encenação de Luís Varela, com Isabel Lopes, Lavínia Moreira, Matilde Fialho, Vicente Soares, e Nuno Machado. A cenografia é de José Serrão.
No dia 12 de dezembro, a partir das 15 horas, o Teatro da Rainha promove a quarta edição do seu colóquio anual “Espaço vazio e democracia”, sobre a estruturação de uma política teatral específica, que incidirá sobre os ensaios do livro “Quatro ensaios à boca de cena”, editado pela Livros Cotovia.
Coordenado por Fernando Mora Ramos e com ensaios de Américo Rodrigues, atual diretor geral das Artes, à época diretor do Teatro Municipal da Guarda, de Manuel Portela, professor universitário, à época diretor do Teatro Académico de Gil Vicente, e de José Luís Ferreira, então diretor do Teatro Municipal de São Luís, neste momento programador na Fundação da Casa de Mateus.
Dele disse o filósofo José Gil que o prefaciou: “Acredito que este livro abrirá uma oportunidade para um vasto debate, a nível nacional, sobre o presente e o futuro do teatro no nosso país”.
No dia 15 de dezembro, pelas 21h30, e em resultado de uma solicitação dirigida ao poeta e ensaísta Henrique Fialho, será feita na sala-estúdio uma primeira leitura de “Na cama com Ofélia”, peça para apresentação como espectáculo em 2021.
“Na cama com Ofélia” explora os “desentendimentos” situados entre a realidade e a ficção na relação amorosa de Pessoa com a famosa Ofélia.
No dia 16 de dezembro, pelas 16h30, será apresentado o resultado do trabalho do Ler Cenas, projeto dedicado à leitura em cena, com a participação dos elementos do teatro da Universidade Sénior de Caldas da Rainha e que este ano consta da leitura de “Farsas Medievais”, de autores anónimos. Este trabalho é orientado por José Carlos Faria.
No dia 17 de dezembro apresentar-se-á, pelas 21h30, a performance teatral com texto do jovem dramaturgo e encenador moçambicano Venâncio Calisto, “O alguidar que chora ou as pedras que falam”, que integra na sua ação cénica as atrizes Marina Campanatti, brasileira de ascendência italiana, e Vânia Luz, cabo-verdiana. Este exercício cénico, que conta com a colaboração nos figurinos da luso-botswana Marisa Bimbo, tem música do moçambicano Nandele Maguni e resulta de uma residência que desenvolve a sua fase final na sala-estúdio do Teatro da Rainha.
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