Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Quatro homens identificados por apanha de pinhas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Quatro homens, com idades compreendidas entre os 17 e os 48 anos, foram apanhados no dia 13 de novembro com 21 quilos de pinhas de pinheiro-manso, na localidade de Carregal, no concelho de Óbidos, tendo sido detidos pelo Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha da GNR, com o apoio do posto de Óbidos.
Foram apreendidas três varas com gancho metálico usadas na apanha

No seguimento de uma denúncia de que estaria a ocorrer um furto de pinhas num terreno florestal privado, os militares da GNR foram ao local e identificaram os suspeitos.

Desta ação resultou a elaboração de quatro autos de contraordenação por apanha de pinhas fora do período para esse efeito, puníveis com coima até 3500 euros, e na apreensão das pinhas e de três varas com gancho metálico usadas na apanha.

“O pinheiro-manso é uma espécie florestal com um crescente interesse económico, cuja importância do comércio externo de pinha e de pinhão tem contribuído para a promoção de importantes dinâmicas económicas à escala regional, uma vez que o pinhão é valorizado pelas suas caraterísticas nutricionais. No entanto, a colheita de pinhas de pinheiro-manso é proibida entre 1 de abril e 1 de dezembro e, ainda que esteja caída no chão, a sua apanha está interditada por se encontrar em época de defeso, salvaguardando assim o crescimento e desenvolvimento da pinha e do pinhão e evitando a colheita da semente com deficiente faculdade germinativa e mal amadurecida”, explica a GNR.

O processo foi remetido ao Tribunal Judicial de Caldas da Rainha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bombeiros do Cadaval vencem 2.º Torneio “Comandante Saroca”

A equipa dos Bombeiros Voluntários (BV) do Cadaval sagrou-se campeã do Torneio de Futsal Inter-Bombeiros “Comandante Saroca”, que reuniu oito equipas compostas por elementos de várias corporações, nos dias 26 e 27 de novembro, no pavilhão Gimnodesportivo do Cadaval.

saroca

Acordo permite alargar horário de 18 creches

Acordos de financiamento assinados no passado dia 29 pelo Centro Distrital de Segurança Social de Leiria vão permitir alargar o horário de funcionamento das creches geridas por dezoito Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), sete do concelho das Caldas da Rainha, sete de Peniche, três de Óbidos e uma do Bombarral.

creche

Pai Natal na Lagoa de Óbidos

Integrado no programa do Óbidos Vila Natal, a ASUPP - Associação de Stand Up Paddleboarding de Portugal vai organizar na Lagoa de Óbidos, no dia 11 de dezembro, pelas 11h00, o já tradicional cortejo do trenó do Pai Natal em stand up paddle.

lagoa