Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
15° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
16° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C

Agrupamento de Escolas Raul Proença com duas turmas em isolamento

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Agrupamento de Escolas Raul Proença, nas Caldas da Rainha, fez hoje o balanço da situação da Covid-19 nos diversos estabelecimentos de ensino que dirige, após cerca de dois meses de aulas, revelando que houve seis turmas em isolamento profilático, das quais quatro já regressaram à escola, dezasseis alunos testaram positivo, dos quais seis já recuperaram, e quatro professoras testaram positivo, mas igualmente recuperaram e estão a trabalhar.
: Há uma turma em isolamento profilático na Escola Secundária Raul Proença e outra na Escola Básica de Santo Onofre

“Nas turmas em que se registou um caso positivo e às quais não foi aplicado isolamento profilático não houve o surgimento de mais qualquer caso. Todos os casos positivos que surgiram no Agrupamento têm resultado de contactos familiares ou sociais fora do agrupamento”, indicou o diretor, João Silva.

Na única situação em que se registou contágio com origem no mesmo grupo/turma (3º B da Escola Básica dos Arneiros) houve lugar a isolamento da turma, que terminou no dia 9. Foram detetados outros cinco casos na altura em que já estavam a cumprir isolamento, o qual vão terminar nesta sexta-feira, dia 13.

No Centro Escolar de Santo Onofre, um aluno do 4º A testou positivo. Não foi determinado isolamento da turma.

Atualmente verifica-se um caso no 6º A da Escola Básica de Santo Onofre. Por indicação da delegada de saúde adjunta, os alunos cumprem 14 dias de isolamento profilático em casa, contados a partir do dia 4 de novembro, pelo que só regressarão à escola no dia 18 de novembro, após o término do período de isolamento e se não houver nada em contrário.

Na Escola Secundária Raul Proença há dois casos de Covid-19 nas turmas do 10º LH2 e 12º LH2. Por indicação da autoridade de saúde local, os alunos do 10º LH2 irão cumprir 14 dias de isolamento profilático em casa, contados a partir do dia 4 de novembro, pelo que só regressarão à escola no dia 18 de novembro. A turma do 12º LH2 não irá cumprir isolamento profilático, uma vez que o aluno estava assintomático e não frequenta a escola desde o dia 6 de novembro.

Há ainda um caso no 7º C, sem isolamento da turma.

“As autoridades de saúde local mantêm um contacto estreito com o agrupamento e as suas respostas têm sido muito céleres. A decisão sobre as medidas a tomar está dependente de protocolos que só as autoridades de saúde podem aplicar e requer a avaliação contextualizada de cada caso”, explicou o diretor, apontando que “os encarregados de educação têm tido uma atitude muito colaborativa com o agrupamento e com as autoridades de saúde”.

Procura-se que o recurso à plataforma digital Ensino @ Distância se aplique apenas de forma pontual, nomeadamente às turmas em isolamento profiláctico e para o acompanhamento de alunos em isolamento profilático, em que as turmas continuam em ensino presencial, estão previstas as medidas seguintes: o professor deverá disponibilizar material de apoio através da plataforma Classroom de modo a que o aluno consiga acompanhar os conteúdos que estão a ser lecionados e mostrar disponibilidade para o esclarecimento de dúvidas;

Se considerar pertinente, o professor poderá utilizar uma câmara portátil na sala de aula de modo a que o aluno possa acompanhar a partir de casa. Ao adotar esta estratégia o professor deverá acautelar a privacidade dos alunos que se encontram na sala. Este procedimento é recomendável em turmas de anos de escolaridade mais elevados (secundário) e, apenas, por iniciativa do docente.

Poderá ser incentivada a colaboração dos colegas da turma no apoio a estes alunos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ginasta de Peniche em 6º na Bulgária

O ginasta Rodrigo Coelho, da associação Serrana, da Serra D’el-Rei, em Peniche, alcançou o sexto lugar nas finais do 29° Campeonato do Mundo Por Grupo de Idades em Duplo Minitrampolim, que decorreu em Sófia, na Bulgária.

mini

Caldas Rugby Clube/Ericeira Rugby mantém invencibilidade

A equipa conjunta do Caldas Rugby Clube e do Ericeira, Rugby isenta da 3ª jornada, resultado do sorteio, não competia há quase um mês, e tinha uma deslocação sempre difícil a Montemor para defrontar a equipa conjunta do GD Alcochetense/RC Montemor, na 4ª jornada do Campeonato Regional Sul1.

rugby 1

CD “40 Anos de Cultura em Círculo” apresentado no CCC

O Círculo de Cultura Musical Bombarralense (CCMB) realizou no passado domingo, no Grande Auditório do Centro Cultural ede Congressos (CCC) das Caldas da Rainha, um concerto de apresentação do disco “40 Anos de Cultura em Círculo”, alusivoà comemoração do 40o...

circulo bombarralense1