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Luzes de natal pretendem incentivar compras no comércio tradicional

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

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“Caldas, Rainha do Natal”, é o nome da campanha natalícia que vai decorrer até 6 de janeiro de 2021. As iluminações de natal nas Caldas vão ser ligadas a 14 de novembro.
Apresentação do projeto Natal 2020, que pretende criar nas ruas um ambiente natalício e privilegiar a componente digital dos eventos

Devido à pandemia a hora de inauguração não será revelada para evitar a aglomeração de pessoas que tradicionalmente assistem ao espetáculo inaugural das iluminações.

Todas as peças da iluminação de natal deste ano são novas e inéditas e irão ligar às 17h30 e desligar às 23h00.

“O que se pretende é incentivar as pessoas a apreciar as iluminações em família e a iniciarem já em novembro as suas compras no comércio tradicional das Caldas, cumprindo todas as normas e evitando grandes concentrações”, afirmou o presidente da Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO), Luís Gomes.

Para facilitar a dispersão do público, a cidade contará este ano com quatro árvores de natal, de grandes dimensões. A principal estará, como habitualmente, na Praça 25 de Abril e também será especial. Embora seja um pouco mais baixa (com cerca de 25 metros), tem um preenchimento com motivos de natal de forma a ser também agradável durante o dia e não apenas à noite, com a iluminação. Espera-se assim que as habituais “peregrinações à árvore de Natal, para se fazerem fotos, sejam feitas ao longo do dia e mais espaçadas”, disse o presidente da ACCCRO.

Também para que haja mais pontos de interesse para que as pessoas possam visitar, serão ainda colocadas árvores de natal na praça 5 de Outubro (17 metros), no largo do Hospital e no largo Frederico Pinto Basto (12 metros).

No total serão 47 ruas iluminadas (oito mil metros de luzes), cinco edifícios emblemáticos (CCC, Hospital Termal, Chafariz das Cinco Bicas, Mercado Peixe e igreja Nossa Senhora da Conceição) e uma nova iluminação para a estátua da Rainha D. Leonor.

Para a rua Heróis da Grande Guerra a empresa responsável pela iluminação está a fazer um projeto de iluminações feito à medida e que será uma surpresa até para a direção da ACCCRO.

“Estimular as compras no nosso comércio”

A organização está a cargo da ACCCRO, em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha. A autarquia comparticipa com 108.600 euros, do orçamento total de cerca de 150 mil euros.

O projeto, apresentado no passado dia 6, na sede da ACCCRO, nas Caldas da Rainha, “mantém praticamente o mesmo orçamento do ano anterior”, e assim pretende “embelezar e criar um ambiente natalício e em simultâneo estimular as compras no comércio tradicional das Caldas”, disse o presidente da autarquia, Tinta Ferreira.

“Esta é mais uma forma de estimular o nosso comércio e a nossa economia, pois a iluminação natalícia proporciona visitas à cidade que podem ser motivos de compra no comércio local”, salientou o autarca, adiantando que “apesar das circunstâncias, a autarquia não poderia deixar de valorizar Caldas da Rainha enquanto capital do comércio de rua”.

Tinta Ferreira quer que os caldenses privilegiem as compras nas Caldas da Rainha, onde “existem lojas de categoria e produto de qualidade, ao mesmo tempo que o ambiente de rua é fantástico”.

“Queremos que as pessoas venham ver as luzes, mas em família sem ajuntamentos”, declarou.

O autarca agradeceu à ACCCRO “o facto de ter tido coragem de, mesmo neste contexto, avançar para a implementação deste projeto”.

“Comecem a fazer as compras de Natal agora”

“Temos de conseguir conciliar as restrições impostas pela pandemia e fazer com que as pessoas consigam usufruir da nossa cidade na mesma, com toda a segurança. Queremos que venham às Caldas fazer compras e divertirem-se, mas que o façam com confiança no nosso comércio”, explicou Luís Gomes.

Há eventos que não se realizam porque não houve a autorização da autoridade de saúde e o apelo da ACCCRO é que comecem já a visitar a cidade e a preparar as suas compras de natal, sem que existam aglomerações de pessoas. “Venham de uma forma individual ou em família. Nós estamos a organizar da forma mais cuidada possível”, referiu o responsável.

“Temos um verdadeiro centro comercial a céu aberto, onde é possível fazer as compras em segurança”, adiantou.

Devido às regras estabelecidas por causa da pandemia, as ruas tornaram-se autênticas salas de espera e nas Caldas da Rainha o ambiente criado será o mais natalício possível.

As atividades a promover durante este período serão itinerantes ou online, ou seja, através das redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube e Tiktok). A associação pretende aproveitar a forma como este projeto foi elaborado para fazer a transição para uma forma mais digital de trabalhar.

Será ainda implementado um projeto de realidade aumentada “que vai valorizar a relação com os estabelecimentos comerciais, através dos telemóveis”, explicou Tinta Ferreira.

Haverá também concursos online que terão como prémios a entrega de “vouchers” para compras no comércio caldense, no valor de 5 mil euros.

Com os vouchers atribuídos, “existe mais um forte apelo ao estímulo ao consumo a nível local, com a distribuição de sacos de sacos de papel alusivos ao projeto “Caldas, Rainha do Natal”.

Os estabelecimentos de ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho das Caldas da Rainha voltam a participar no concurso de árvores de natal para a exposição que irá patente na avenida 1º de maio. Este ano as árvores de natal das empresas e entidades caldenses irão estar na praça 5 de Outubro.

170 selos “Aqui é à Confiança”

A associação empresarial, em maio, criou um selo destinado aos estabelecimentos comerciais que cumprem com todos os requisitos sanitários para evitar o contágio do novo coronavírus.

O “Aqui é à Confiança” é um dístico destinado a colocar na porta ou na montra da loja, após esta ser certificada por uma empresa de higiene e saúde no trabalho.

O selo garante aos clientes, aos empresários e às suas equipas de trabalho que todas as medidas e protocolos recomendados pela Direção-Geral de Saúde são cumpridos, refere a autarquia.

A iniciativa teve uma grande adesão por parte dos comerciantes. Atualmente, existem já 170 estabelecimentos com este selo.

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