Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

9ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A 9ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã tem lugar de 12 a 22 de novembro. Dinamizada pela Câmara Municipal da Lourinhã, em parceria com os produtores Adega Cooperativa da Lourinhã e com vários estabelecimentos de restauração, a iniciativa tem o objetivo de, uma vez mais, promover aquela que é considerada uma das três melhores aguardentes a nível mundial.
A Aguardente DOC Lourinhã volta a ser o elemento de destaque de um diverso rol de pratos gastronómicos criados especialmente para o evento

A distinção DOC – Denominação de Origem Controlada – é atribuída às aguardentes que cumpram e apliquem o regulamento que estabelece as condições dos solos, as características de cultivo e de tecnologias de vinificação, conservação, destilação, envelhecimento e engarrafamento que devem ser seguidas para que a produção obtida possa usar a menção DOC “Lourinhã”, atribuída pela Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa criada pela portaria 739/2008.

À semelhança dos anos anteriores, a Aguardente DOC Lourinhã volta a ser o elemento de destaque de um diverso rol de pratos gastronómicos criados especialmente para o evento, que poderão ser degustados em 17 restaurantes aderentes da região demarcada.

Para entradas, podem ser apreciadas receitas clássicas como gambas flamejadas, manteiga de azeitona e mexilhão de cebolada. Existem também algumas opções mais arrojadas como camarão de Moçambique ou consommé de peixe, todas elas confecionadas com a aclamada bebida espirituosa da Lourinhã.

Seguindo para os pratos principais, e para aguçar o apetite de todos os visitantes, o cardápio da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC de 2020, conta com uma panóplia de receitas inovadoras, que vão desde Codorniz flamejada, Naco na telha, Caldeirada, Bife mignon adornado com molho do mar perfumado, passando pelo Camarão ao vapor com flor de sal e maionese de alho. Em todos estes pratos é possível encontrar o sabor diferenciador e característico da Aguardente DOC Lourinhã.

Para um final adocicado desta edição, serão também servidas sobremesas capazes de satisfazer os mais apurados paladares, entre as quais o Bolo Sakre com recheio de damasco, o Pudim de coco, Tarte Tatin de maçã reineta com gelado, Brownie de chocolate, Pera Rocha em caramelo salgado e ainda Yukimura Black and White. A inspiração destas receitas é centrada no sabor particular do ex-líbris da Lourinhã, a aguardente.

Além disso, para assinalar de forma original a quinzena gastronómica, o Município da Lourinhã desafiou a Wine on Ice, uma empresa de sorvetes cujo ingrediente principal são vinhos e gins portugueses, para criar um sorvete com a aguardente DOC Lourinhã. Formada por três jovens empreendedores, a Wine on Ice, ambiciona ser a marca de gelados alcoólicos de referência em Portugal tendo, por isso, estabelecido uma parceria com o Chef António Vieira que assina todos os gelados da marca.

A apresentação oficial do sorvete será a 12 de novembro, às 17h00, nas instalações da Adega Cooperativa da Lourinhã, e contará com a presença de João Torres – Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor. Devido ao panorama atual, o número de pessoas no evento será reduzido e mediante a apresentação de convite, contudo, o lançamento do sorvete será transmitido em direto no Facebook do Município da Lourinhã.

“É um orgulho para a região poder concretizar a 9ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã. Apesar dos tempos atribulados que vivemos, não podíamos deixar de realizar esta iniciativa e divulgar aquilo de que a nossa região tem de melhor, sendo exemplo disso a nossa aguardente”, refere João Serra, vereador da Câmara Municipal da Lourinhã com o pelouro do Desenvolvimento Territorial.

“O sucesso que este evento tem revelado ao longo das suas edições comprova o quão importante é fazermos os esforços necessários para que tudo decorra em segurança, oferecendo aos visitantes pratos saborosos e originais que privilegiam o uso da Aguardente DOC Lourinhã, um produto de excelência apreciado em todo o mundo”, afirma o responsável pela iniciativa.

A 9ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã contará com a participação dos seguintes restaurantes: Alma Nova, Barracão do Petisco, Carlos dos Leitões, Castelo, Chico Neto, Novo Parque, O Zambujo, Os Severianos, Paraíso do Foz, Páteo Ibérico, Pizzaria da Praia, Pizza & Companhia, Pop’s Steak House, Terra à Terra, Vestigium, Vista Mar by Noiva do Mar e Yukimura Sushi Bar.

A Região Demarcada de Aguardente Vínica de Qualidade com Denominação de Origem Controlada “Lourinhã” comemorou 28 anos em 2020 (foi criada a 7 de março de 1992) e é composta por cinco municípios (Lourinhã, Bombarral, Óbidos, Peniche e Torres Vedras). A Região, única em Portugal para a produção exclusiva de aguardentes vínicas, é uma das três regiões demarcadas da Europa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1