Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Uma estratégia para as Caldas

Luís Castelo Branco

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O sucesso de uma terra, de uma cidade ou de uma região depende largamente da estratégia que os seus habitantes e sobretudo os seus líderes locais conceberem para o seu futuro. Tal foi sempre verdade ao longo dos tempos, seja em Portugal seja noutros locais. Veja-se o caso da região do Douro, que se desenvolveu em torno de uma estratégia centrada na produção vinícola, veja-se, mais recentemente, o caso da ilha da Madeira e a forma como cresceu sustentadamente em torno de uma visão de um turismo de qualidade. Veja-se ainda o caso da cidade de Aveiro, que se tornou um dos portos comerciais mais importantes do país...
Luís Castelo Branco

Enfim, tantos exemplos que podemos encontrar no nosso país, em como um ideal, uma visão, uma estratégia bem estruturada, está na origem de um desenvolvimento sustentado e harmonioso de uma determinada localidade ou região.

As Caldas da Rainha já tiveram várias estratégias no passado, algumas delas que foram bem sucedidas em determinado momento: a exploração do termalismo turístico e o desenvolvimento da indústria cerâmica são dois excelentes exemplos.

A nossa cidade é uma cidade grande: Grande na sua história, no seu património, nas suas tradições, no seu potencial humano. Grande naquilo que pode e deve oferecer a todos os que nela vivem e a todos que a visitam. Mas atualmente, é uma terra sem estratégia e que não está a ser capaz de se projetar no futuro.

O que queremos nós caldenses para a nossa cidade, afinal? Quais as ideias que têm sobre o assunto os nossos autarcas, alguém sabe? Queremos voltar a ser a capital do comércio da região Oeste? Ou queremos apostar novamente no desenvolvimento do turismo termal? Queremos fazer crescer a nossa universidade, associando-a, por exemplo, à indústria da cerâmica artística? Ou queremos desenvolver a indústria frutícola e hortícola?

Queremos ter um pouco disto tudo ou centrarmo-nos apenas numa ideia? Fazer algo de completamente inovador ou trabalhar ideias do passado?

Não sabemos!!! Que se saiba, nunca houve um verdadeiro debate público sobre o tema.

Enquanto isso a cidade vai definhando, lenta, mas inexoravelmente…cada vez com menos vida e animação, com mais insegurança, com um património mais degradado, com menos gente…enfim, uma cidade à procura de si mesmo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1

Óbidos Cycling Team na 46ª Ronde de L’Isard

França é o próximo destino internacional da Óbidos Cycling Team. A equipa da Região Oeste prepara-se para enfrentar a Ronde de L’Isard. A 46ª edição da prova por etapas francesa vai disputar-se entre 1 e 5 de maio, com um pelotão de 22 equipas.

cycling

14º Torneio da Liberdade em tiro com arco

O Parque Desportivo do Campo acolheu o 14º Torneio da Liberdade, numa organização do Arco Clube das Caldas (ACC), no passado dia 21, no âmbito das comemorações do 25 de abril. Foi também a 3ª prova do Campeonato Nacional de Campo da Federação Portuguesa de Tiro com Arco.

arco