Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

João Almeida – ‘herói’ da bicicleta homenageado nas Caldas e em A-dos-Francos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
João Almeida foi homenageado pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha numa sessão no salão nobre dos Paços do Concelho onde estiveram o secretário de Estado da Juventude e Desporto, e o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, e em A-dos-Francos, sua terra-natal, até houve fogo de artifício antes da Junta de Freguesia também realizar uma pequena homenagem.
Homenagem na Câmara das Caldas

O ciclista terminou a Volta a Itália em bicicleta na quarta posição, mas é de rosa que o recordaremos, porque durante quinze dias vestiu a camisola dessa cor, representativa da liderança. E o sonho da conquista do Giro foi alimentado até perto do final, fazendo com que portugueses e não só acompanhassem o seu esforço nas etapas.

O jovem de 22 anos teve também assim o condão de conseguir cativar para a modalidade pessoas que até nem eram fãs mas que não quiseram perder as emoções deste desporto.

Começou na Ecosprint (Caldas da Rainha), onde despertou para o ciclismo de estrada, depois de se ter interessado pelo down-hill e BTT. Passou pela Escola José Maria Nicolau (Cartaxo), Bombarralense (Bombarral) e Clube Ciclismo da Bairrada (Bairrada). Aos 18 anos entrou na Unieuro (Itália), seguindo-se a Axeon (Estados Unidos) e tornou-se profissional na Deceuninck-Quick Step (Bélgica), equipa que só o levou à Volta de Itália porque outros atletas que considerava mais fortes estavam lesionados.

O sonho cor-de-rosa durou quinze dias, tantos quantos João Almeida comandou a geral. Nunca antes um português esteve tantos dias na frente de uma grande volta, feito também nunca antes alcançado por um corredor sub-23. Foi igualmente o melhor estreante em corridas de três semanas.

O quarto lugar na geral é a melhor posição de sempre de um português no Giro, suplantando o quinto posto de José Azevedo. Em grandes Voltas só Joaquim Agostinho fez melhor do que João Almeida, sendo segundo na Vuelta e duas vezes terceiro no Tour. João Almeida igualou o feito de José Ribeiro da Silva, quarto na Vuelta de 1957, também com 22 anos.

João Almeida terminou onze das vinte e uma etapas do Giro no top 10, finalizando quatro dessas tiradas nos três primeiros.

São números que justificam a euforia vivida nos últimos dias em torno do ciclista, acompanhado por outro português em destaque, Rúben Guerreiro, do Montijo, que conquistou a camisola azul, correspondente à melhor classificação nas etapas de montanha.

O Presidente da República louvou ambos. “Estes registos constituem a melhor prestação de sempre de ciclistas portugueses no “Giro d’Italia”, fizeram jus à história do ciclismo nacional, honraram o nome de Portugal e merecem o reconhecimento do Presidente da República”, lê-se na mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa.

“Foi com grande emoção que acompanhámos as prestações dos ciclistas portugueses no Giro d’Italia. As minhas felicitações a João Almeida, pelo resultado histórico, e a Rúben Guerreiro, pela conquista da camisola azul. Dia histórico, de orgulho para o ciclismo português. Parabéns!”, transmitiu o Primeiro-Ministro, António Costa, na sua conta do Twitter.

A Assembleia da República também aprovou votos de congratulação apresentados por deputados do PS e do PSD.

No voto apresentado pelos socialistas recorda-se que, “apesar da sua juventude, apenas 22 anos, tem já um percurso de grandes feitos”, de que se destacam o título de campeão nacional de ciclismo de estrada e em contrarrelógio, em 2016, no seu primeiro ano de ciclismo, assim como os “resultados assinaláveis no primeiro ano de sub-23” obtidos em várias corridas em Espanha e França.

“Na sua primeira participação numa das grandes voltas, o Giro d’Italia, tem merecido o apreço e a admiração dos portugueses e os elogios do mundo do ciclismo em geral”, lê-se no voto de congratulação, que tem como primeiros subscritores os deputados do PS eleitos por Leiria, entre os quais a caldense Sara Velez.

“Naquela que foi a sua primeira participação profissional numa das três míticas voltas do Grand Tour (Tour, Giro e Vuelta) mais relevante foi o facto de ter vestido, durante quinze das 21 etapas do Giro, a Maglia Rosa, símbolo de liderança na prova, resistindo durante mais de duas semanas a ataques fortíssimos dos diversos candidatos à vitória final. Este período tão dilatado com a camisola de líder na geral constituiu, de resto, o mais longo período de liderança de um ciclista português numa volta ciclística do Grand Tour”, manifestam os deputados do PSD, entre os quais o caldense Hugo Oliveira.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1