Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Investigadores apresentam estudo sobre neurociências aplicadas ao turismo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Integrado no Festival ART&TUR, que decorre entre 20 e 23 de outubro, em Viseu, um grupo de dez bolseiros liderado pelos docentes Francisco Dias e Rui Martins, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) de Peniche, vai apresentar os resultados de um estudo de neurociências aplicadas ao turismo.
Iniciativa no âmbito do Festival Internacional de Cinema de Turismo

Na base da investigação está um conjunto de seis filmes de promoção turística, que integram a lista dos 72 filmes do festival, que foram submetidos a estudos experimentais/laboratoriais de neurociências.

Os dez investigadores, liderados pelos docentes da ESTM, monitorizaram o impacto emocional dos filmes, utilizando sistemas de eletroencefalografia. Cada filme foi visionado por uma amostra de 36 pessoas com capacetes Emotiv no seu escalpe, medindo as ondas cerebrais a cada milissegundo.

Os resultados finais destas experiências serão apresentados, juntamente com os respetivos filmes, na Conferência Internacional “Tourism Marketing and Destination Branding”, integrada na programação do Festival, numa dinamização do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria.

O professor Rui Martins dá início à sessão de apresentação, com uma contextualização dos estudos laboratoriais que visaram deferir o impacto de filmes de promoção turística no cérebro das audiências.

Segue-se a apresentação do primeiro par de filmes, “O Algarve fica-te bem” versus “Turisme en Familia”, analisados pelos bolseiros Ricardo Pãozinho, Sara Araújo e Cláudio Estrela, bem como os filmes “Norway. Seasons” versus “Rijeka – I miss you”, estudados por Ana Carina Pinto, Leonor Nabais e Miguel Ângelo Silvestre. Por sua vez, Ana Rita Martins, Bruno Garreau, Sara Ferreira e Cátia Lucas são os investigadores que vão apresentar os filmes “Rota Eurovelo 1” versus “Reconnect with your Zen -Takahama”.

Após a apresentação de cada par de filmes, serão divulgados e explicados os respetivos resultados em gráficos, que medem as emoções sentidas por uma audiência de 36 pessoas durante o visionamento das obras cinematográficas, assim como uma comparação da performance relativa dos filmes.

Fundado por Francisco Dias, professor da ESTM, o Festival Internacional de Cinema de Turismo, organizado pela Centro de Portugal Film Commission, com o apoio oficial da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, é simultaneamente um centro de criatividade e inovação no domínio da promoção turística e um fórum de reflexão sobre as novas tendências do turismo.

Este ano, o município de Viseu, por ser o anfitrião do evento, é coorganizador do festival.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1