Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Cadavalense campeão nacional de triatlo no grupo 25-29 anos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O atleta cadavalense André Duarte sagrou-se, no passado dia 5, em Lisboa, campeão nacional de Triatlo no grupo de idades 25-29 anos. Esta é já a terceira vez consecutiva que o desportista oriundo da Rechaldeira alcança o título nacional do seu escalão, em diferentes distâncias. André prepara-se agora para mais duas importantes provas e sonha vir a aventurar-se na distância “Ironman”.
André Duarte na prova de atletismo

Tratou-se de uma prova realizada na distância olímpica (1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de atletismo), longe de ser a sua especialização. “No entanto, o trabalho realizado ao longo dos últimos anos levou-me a desenvolver uma boa capacidade competitiva neste tipo de provas mais curtas”, avançou.

“Esta prova, em particular, não era muito tática pois, sendo as partidas desfasadas entre atletas, nunca saberíamos, ao certo, o tempo dos nossos adversários, tendo cada um de dar o melhor de si para chegar o mais depressa possível à linha de meta”, relatou.

O atleta concelhio faz um saldo bastante positivo da sua prestação no campeonato, completada no tempo de 02h02m17s. “Consegui o 1.º lugar no meu escalão e o 4.º da geral, a pouco tempo do primeiro, fazendo uma prova bastante consistente nas três disciplinas”, manifestou.

Porém, sublinhou que a pandemia prejudicou o treino. Ainda que a corrida e o ciclismo tenham permanecido “inalterados”, a natação sofreu bastantes adaptações, devido ao encerramento das piscinas.

“Recorri a nadar no mar e atado à borda de piscinas de alguns conhecidos, que me deixavam lá treinar, e aos exercícios de ginásio, que fui fazendo ao longo destes últimos meses. A nível competitivo, a escassez de provas também representou uma barreira motivacional”, salientou o desportista.

André Duarte destaca o elevado volume de treinos exigido aos profissionais de triatlo. “Em consequência de conjugar três disciplinas, acaba por ter um elevado acumular de horas semanais, qualquer coisa entre as 15 e as 25 horas que, em distância, se traduzirá numa média de 350km de bicicleta, 12km de natação e 60km de corrida, sem contar com algum trabalho de ginásio e mobilidade. Por norma, treino duas vezes por dia, com alguns dias a treinar três vezes”, contou.

“No futuro, gostaria de me aventurar no “Ironman”, pois penso que aí tirarei o melhor proveito das minhas capacidades”, disse. “A curto prazo, ainda terei duas provas de grande importância, nos próximos meses, onde espero que tudo corra de feição e que consiga trazer mais duas medalhas para o Cadaval”, adiantou.

Com 25 anos, André Duarte reside na Rechaldeira (Vilar, Cadaval). A nível académico, tem uma licenciatura em nutrição por acabar e formação em programação informática, atividade que exerce atualmente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1