Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Câmara faz parceria com CTT para ajudar comerciantes a vender na Internet

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município das Caldas da Rainha, numa parceria com os CTT, aderiu à aplicação “CTT Comércio Local”, para ajudar os comerciantes locais e pequenos produtores a vender online, facilitando assim o negócio, devido à pandemia de Covid-19.
A plataforma digital para colocar comerciantes e produtores locais a vender ‘online’ foi apresentada no Mercado do Peixe

Produtos da praça da fruta, mercado do peixe, artesanato, cerâmica, entre outros artigos do comércio local, são alguns dos produtos que poderão passar a ser comercializados através da plataforma app “CTT Comércio Local”.

Depois da Câmara Municipal de Viseu, a autarquia das Caldas é a segunda a aderir a esta plataforma eletrónica, que será alargada a mais autarquias do país.

“O serviço será suportado e apoiado pelas autarquias, facilitando a presença digital de comerciantes ou produtores locais com menor literacia tecnológica”, explicou o presidente executivo dos CTT, João Bento. O responsável falava no evento de apresentação desta parceria, que teve lugar na passada sexta-feira, no Mercado do Peixe.

Na prática, explicou o presidente executivo dos CTT, “o consumidor poderá ver que comerciantes da região estão presentes na app, efetuar as compras, pagar pelos métodos habituais e selecionar as soluções de distribuição dos CTT para a entrega da encomenda, que pode também ser levantada na loja”.

“Existe um valor de onboarding e licenciamento da câmara e dos comerciantes e um preço associado que é explícito e transparente, quer para os comerciantes quer para os clientes”, adiantou.

Os comerciantes “terão apoio na criação e gestão dos produtos na app, podem receber e confirmar encomendas através de SMS e ao fim de cada dia recebem na sua conta bancária o resultado de todas as vendas”, disse João Bento.

É o município que contrata o serviço e os custos de funcionamento e de transação são os comerciantes e clientes em função da dimensão e quantidades.

“Os CTT têm uma oferta de produtos frescos com equipamento e embalagens próprias para a entrega”, adiantou.

Segundo João Bento, Caldas da Rainha “está na linha da frente de desenvolvimento desta parceria, mas só poderá ter sucesso se tiver parceria com a câmara”. “Cada município, enquanto entidade que melhor conhece o tecido empresarial local, terá um papel fundamental enquanto dinamizador da solução no seu concelho, apoiando os comerciantes e incentivando para a sua utilização, ligando pessoas e empresas”, declarou.

João Bento referiu ainda que outra vantagem da plataforma online é que “os habitantes das Caldas podem comprar dos produtores do país inteiro (das regiões e concelhos que adiram à iniciativa) e os comerciantes e produtores das Caldas da Rainha poderão vender para o país todo e é essa dinâmica de entrada no mundo do comércio eletrónico que este processo vem acelerar”.

O presidente executivo dos CTT referiu que o comércio eletrónico “é uma forte aposta dos CTT e uma das alavancas de crescimento da empresa”.

“Acreditamos que os CTT podem desempenhar um papel catalisador muito importante no mercado”, sublinhou, acreditando que “teremos em breve milhares de comerciantes nesta plataforma”.

Uma dezena de comerciantes das Caldas já aderiu à plataforma

“Em processo de adesão temos neste momento cerca de uma dezena de comerciantes que estão a aderir à plataforma eletrónica”, disse o presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, revelando que a expetativa é “chegar a uma centena de interessados”.

O autarca destacou a importância de “acompanhar os tempos e criar condições ao nosso tecido empresarial para poder vender os seus produtos sem ser com a visita presencial do cliente”.

Tinta Ferreira adiantou que “o facto de estarmos a viver um momento em que as pessoas saem menos à rua e têm uma perspetiva menor para um consumo nos espaços físicos das lojas, plataformas desta natureza são decisivas para que o rendimento das suas empresas se possa manter ou até aumentar por força de ter outras formas de poder chegar o produto às pessoas e ao cliente”.

“O serviço CTT Comércio Local é uma oferta inovadora que permite que os produtores locais e pequenos comerciantes, que tradicionalmente têm apenas atividade de comercialização física, passem a ter uma plataforma eletrónica onde podem vender os seus produtos, neste caso uma aplicação, gerando negócio de comércio eletrónico” explicou o autarca.

Desta forma, permite que os “comerciantes locais possam expor e escoar os seus produtos online e que os munícipes efetuem as suas compras a partir da segurança do seu lar”.

Tinta Ferreira apontou que Caldas da Ranha é um concelho com 53 mil habitantes e tem um núcleo urbano de 30 mil. “Cerca de 60% da atividade económica das Caldas é de comércio e serviços”, fez notar.

“Já estamos na aplicação juntamente com Viseu e com certeza que outras cidades irão acompanhar este processo, e quase nos sentimos como cidade fundadora da iniciativa”, apontou.

A solução, desenvolvida em parceria com a empresa portuguesa Localshop, é fornecida às autarquias, que por sua vez a disponibilizam aos comerciantes e produtores locais, que passam a ter os produtos das suas lojas disponíveis nesta aplicação.

O consumidor poderá, através do telemóvel e tendo em conta a sua localização, ver que comerciantes e produtores da região estão presentes na aplicação, entrar em cada uma das lojas, efetuar as compras e pagar através de MB Way, cartão de crédito ou cartão de débito.

O CTT Comércio Local complementa a oferta digital que os CTT já disponibilizam aos seus clientes e que, nos últimos meses, foi reforçada com as ofertas Criar Lojas Online e Feiras e Showrooms Digitais.

Atraso no correio está a normalizar

Quanto ao atraso na entrega de correio, o presidente executivo dos CTT disse que por motivo das medidas de contenção da Covid-19, houve um impacto “na operação, com atrasos e redução na qualidade do serviço prestado”.

“Os CTT nunca pararam na altura do período de confinamento e numa atividade com a complexidade como a nossa onde entregamos milhões de objetos todos os dias, para assegurar a continuidade num quadro que por vezes havia pessoas infetadas e equipas enviadas para casa pelo delegado de saúde ou instalações que tinham que encerrar para desinfeção o mecanismo que acabámos por concretizar foi por ter equipas de substituição com muito menos gente e muito menos operacionalidade”, explicou.

O responsável assegurou que o processo tem vindo “normalizar à medida que o método de desconfinamento e regresso à normalidade está a acontecer”.

“Desde o início da pandemia contratámos perto de mil pessoas, algumas delas na nossa área de expresso/encomenda, e cerca de 800 na área de correio”, informou.

João Bento anunciou ainda que dentro de poucos dias “abrirá mais um posto de correio nas Caldas, na loja do Intermarché”. “O concelho vai dispor de uma estação de correio e 13 postos de correio”, referiu, acrescentando que “é bom saber que há parceiros que continuam a apostar nesta oferta e os serviços que prestamos também trazem clientes”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1