Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Sagrada Sabedoria

Francisco Martins da Silva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Bizâncio, situada entre a Europa e a Ásia, na passagem do Mar Mediterrâneo para o Mar Negro, foi fundada pelos gregos no século VII a. C.
Francisco Martins da Silva

Bizâncio esteve sempre entre o cristianismo e o islão.

O imperador Constantino reedificou Bizâncio, após a destruição provocada pela guerra civil do final do século II, que opôs Pescénio Níger a Septímio Severo. Em 330, tornou-a capital do Império e chamou-lhe Nova Roma. Mas, em honra de Constantino, Bizâncio passou a chamar-se Constantinopla.

O Império Romano do Oriente, ou Império Bizantino, distingue-se do Império do Ocidente pela cultura grega em detrimento da cultura latina, e pelo cristianismo ortodoxo em vez do politeísmo romano. Constantinopla passou a chamar-se Istambul, depois da conquista pelos turcos otomanos, em 1453, facto que assinala a queda do Império Romano do Oriente e o fim da Idade Média.

Na época de Justiniano I, de 527 a 565, Constantinopla e a sua corte protagonizaram certo esplendor político e cultural. Esta cultura bizantina resultou de influências helenísticas, judaicas, cristãs ortodoxas e de outras provenientes do Egipto, Síria e Pérsia.

A igreja Hagia Sophia — transliteração do grego, que significa Sagrada Sabedoria — construída entre 532 e 537, segundo projecto dos gregos Isidoro de Mileto e Artémio de Trales, é o exemplo mais notável desse amalgama cultural. Foi templo cristão ortodoxo, desde a sua construção até 1204; templo católico, entre 1204 e 1261; novamente templo cristão ortodoxo, entre 1261 e 1453; templo islâmico, entre 1453 e 1931; e museu secular, desde 1931 até 10 de Julho de 2020, quando o Presidente Erdogan determinou a reclassificação da Sagrada Sabedoria como mesquita.

Das três religiões abraâmicas monoteístas, o islão, a fim de evitar a idolatria, é a mais radical na observância do aniconismo. A decoração dos templos muçulmanos restringe-se a elementos geométricos e epigráficos. Os inigualáveis mosaicos bizantinos, em que avulta a imagem de Cristo Pantocrator, além da Virgem, diversos santos e imperadores, que decoram os intradorsos da fabulosa cúpula e semicúpulas, pendentes e pavimento, assim como outros pormenores da história cristã disseminados pelo edifício, serão novamente tapados com gesso, se não forem simplesmente destruídos.

Em 1985, a UNESCO classificou este edifício como Património Mundial, distinção que a Turquia aceitou, comprometendo-se a garantir que nenhuma modificação seria feita ao seu valor universal excepcional. Hagia Sophia é do mundo e o mundo necessita deste extraordinário legado da cultura bizantina. Precisará na mesma medida Istambul de mais uma mesquita, a somar às 3500 existentes? A motivação compõe-se de chauvinismo religioso e nacionalismo de extrema-direita. Com esta decisão, Erdogan faz uma afirmação política antiocidental e afasta ainda mais a Turquia da Europa, depois da UE ter sucessivamente recusado a sua integração, e contraria o laicismo de Kemal Atatürk, que determinou, em 1931, a conversão da mesquita em museu, permitindo, até agora, a coexistência ecuménica de imagens cristãs e epígrafes islâmicas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1