Q

Previsão do tempo

28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
29° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 22° C

Interdição parcial da pesca no monte submarino “Gonçalves Zarco”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Ministério do Mar decidiu interditar parcialmente a atividade da pesca no monte submarino denominado “Pico Gonçalves Zarco”, ao largo de Peniche.

A interdição parcial estabelecida por portaria do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, visa promover a gestão e a exploração sustentável dos recursos biológicos marinhos, proteger a biodiversidade, os ecossistemas marinhos vulneráveis e outros valores naturais, e preservar os fundos marinhos dos impactos adversos de determinados tipos de atividade da pesca.

A portaria permite o exercício da atividade da pesca no monte submarino “Gonçalves Zarco” às embarcações que utilizam aparelhos de linhas e anzóis, ficando interdita a pesca com qualquer outra arte, nomeadamente as artes de arrastos, e as redes de emalhar e tresmalho.

Esta decisão surge na sequência de uma proposta do próprio setor da pesca. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera salientou a importância desta zona para as comunidades biológicas de montes submarinos, destacando a ocorrência de comunidades de esponjas e de corais frios de elevado interesse para a biodiversidade e produtividade do ecossistema.

Pela evidência científica que foi possível reunir, o Ministério do Mar considerou que se justifica adotar medidas de atenuação do impacto ambiental da atividade de pesca nestes habitats.

A proteção de certos ecossistemas, pela sua diversidade ou vulnerabilidade, nomeadamente em áreas de montes submarinos, é determinante para a manutenção de ecossistemas marinhos saudáveis e consequentemente da sustentabilidade da atividade da pesca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barco de pesca encalhou na Consolação

Um barco de pesca encalhou na madrugada desta terça-feira a sul da Consolação, ao largo de Peniche, com cinco pescadores a bordo, que conseguiram chegar a terra sem problemas numa balsa salva-vidas.

barco3

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL), organizadora dos Red Bull Big Wave Awards.

onda