Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Eurodeputados do PCP nas Caldas na sequência da crise causada pela Covid-19

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na passada sexta-feira os eurodeputados do PCP, João Ferreira e Sandra Pereira, realizaram reuniões nas Caldas da Rainha na sequência da crise causada pela pandemia da Covid-19. “A situação económica e social exige medidas urgentes para os vários sectores de atividade”, disse João Ferreira, que se reuniu junto ao Penedo Furado, na Foz do Arelho, com representantes dos mariscadores e pescadores da Lagoa de Óbidos. Na mesma linha de defesa dos interesses e direitos da população, Sandra Pereira reuniu com os Bombeiros Voluntários das Caldas, os profissionais das artes e da cultura e pessoas ligadas ao Serviço Nacional de saúde em representação do Centro Hospitalar do Oeste e Centro de Saúde.
Sandra Pereira no encontro com artistas locais

A iniciativa decorreu no âmbito de jornadas de trabalho dos deputados do PCP no Parlamento Europeu que duraram dois dias (5 e 6 de junho), numa ação de “monitorização da situação económica e social” do distrito na sequência da Covid-19.

João Ferreira e Sandra Pereira estiveram em Peniche, Caldas da Rainha, Marinha Grande, Leiria, Nazaré e Pombal em reuniões com diversas entidades, no sentido de apurar o que está a ser feito na região. Abordaram temas como a economia regional, produção nacional, turismo, cultura, Serviço Nacional de Saúde, entre outros. “Mesmo sendo nós deputados no Parlamento Europeu há uma parte importante do nosso trabalho que é feita no terreno, como contactos com a vida social, cultural, económica do país e, neste caso, do distrito”, explicou João Ferreira.

A reunião com os mariscadores durou cerca de 40 minutos, onde o eurodeputado fez várias perguntas aos trabalhadores, que falaram da perda de rendimento na altura do Estado de Emergência, uma vez que a maioria das depuradoras encerrou. Também revelaram que não têm conhecimento de quando irá iniciar a segunda fase das dragagens da Lagoa de Óbidos e que esperam que alguém da Agência Portuguesa do Ambiente venha esclarecer “quando vai iniciar e o que vai ser feito em concreto”.

Os dois mariscadores presentes também referiram que já tiveram conhecimento que o projeto de “instalação de uma exploração aquícola, junto à Lagoa de Óbidos, não vai avançar”.

No final da reunião, o deputado do PCP no Parlamento Europeu afirmou que é preciso acautelar a atividade de cerca de 200 pessoas que dependem daquele ecossistema. Daí a sua preocupação com as condições de manutenção do corpo lagunar, defendendo a criação de uma empresa pública de dragagens. “São várias as dragagens de manutenção que deveriam ser feitas no país, seja de corpos lagunares como a lagoa ou de portos de pesca”, disse João Ferreira. Além do tempo de demora para o lançamento de concursos, em que a maioria são internacionais, “havia toda a justificação para que o estado se dotasse destes meios, poupando dinheiro nas intervenções que são necessárias”.

João Ferreira iniciou o dia com uma visita ao Cetemares – Centro de Investigação e Conhecimento do Mar e depois reuniu-se com os pescadores no porto de Peniche. Antes de se deslocar às Caldas teve ainda um encontro com representantes da Associação Nacional das Organizações da Pesca do Cerco. “Discutimos toda a problemática da pesca do cerco, com as restrições muito fortes que desde há cinco anos têm sido impostas à pesca da sardinha”, referiu o eurodeputado.

A insuficiente valorização do pescado foi, segundo este responsável, o maior problema destacado, revelando que “neste momento está a ser vendida a sardinha em lota a um euro e depois é vendida ao consumidor por seis euros”. “Há uma necessidade de regular as margens de intermediação para garantir uma elevação do preço da primeira venda e contendo também o preço no consumidor final”, alertou.

Apoios de emergência para artistas

A eurodeputada iniciou a sua visita às Caldas da Rainha com uma reunião com os Bombeiros Voluntários das Caldas, seguida de um encontro com profissionais e utentes da saúde.

Terminou com um encontro com cerca de dez artistas, a quem disse que “são necessários apoios sociais ágeis para, por um lado, salvar as pessoas e organizações, da maior à mais pequena, mantendo o capital humano da cultura e, por outro, proteger os equipamentos e os meios técnicos disponíveis”.

Sandra Pereira disse que vai questionar à Comissão Europeia se estão a ser considerados apoios sociais de emergência, a fundo perdido, ao tecido cultural e artístico, no sentido de inverter as profundas dificuldades que o sector atravessa? Outro esclarecimento será que “avaliação faz do impacto das imposições da União Europeia (orçamentais e outras) no desenvolvimento do setor da cultura”.

A deputada do Parlamento Europeu referiu que na última década “o panorama da cultura em muitos estados-membros foi de destruição e perversão do princípio de serviço público através do estrangulamento financeiro, desmantelamento, redução e desqualificação de serviços, centralização e agregação burocrática de instituições e mercantilização, fruto também de imposições da União Europeia”.

Segundo Sandra Pereira, os impactos do Covid-19 neste setor são incalculáveis com a “desproteção da quase generalidade dos trabalhadores, cujo nível de precariedade fica agora claramente exposto, e que, com o cancelamento de espetáculos e eventos culturais, estão sem qualquer fonte de rendimentos”.

Quanto à reunião com os bombeiros voluntários das Caldas, a eurodeputada disse que estiveram reunidos para conhecer a situação da Covid-19 mas também “muitos dos problemas levantados são anteriores à pandemia”, relatou.

“O PCP tem tido intervenção quer na Assembleia da República quer no Parlamento Europeu e recentemente questionámos sobre ajudas extraordinárias aos bombeiros no contexto da Covid-19, também tendo em conta que vem aí o verão e o tempo dos incêndios”, adiantou Sandra Pereira.

A deputada do Parlamento Europeu vai questionar sobre que “tipos de apoios extraordinários podiam ser dados a estas associações que já estão estranguladas por um subfinanciamento e viaturas já bastante degradadas”.

No tema da saúde, a eurodeputada esteve reunida com a comissão de utentes e enfermeiros e concluiu ser necessário “o que o PCP sempre tem defendido – um maior investimento no Serviço Nacional de Saúde”.

A necessidade de um novo hospital para a zona Oeste foi outro assunto discutido.

Os dois deputados participaram ainda numa sessão pública do PCP, na Marinha Grande, subordinada ao tema “A União Europeia e a defesa da saúde, dos direitos, dos serviços públicos e da produção nacional”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe