Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Três novas esplanadas na Praça da Fruta enquanto o mercado não regressa

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Com a “mudança temporária” da Praça da Fruta para a Expoeste devido à pandemia de Covid-19, o tabuleiro da praça passou a ser palco de três novas esplanadas dos cafés Citrus – coffee and healthy food, Café Central e Pastelaria Belmonte. Esta iniciativa, que foi uma proposta dos três espaços, tem como objetivo “dar alguma animação à Praça da Fruta, que estava morta sem os vendedores do mercado da fruta”.
Citrus – coffee and healthy food foi o responsável pela ideia

As esplanadas, que estão situadas em frente aos três cafés e que funcionam consoante os horários dos mesmos, tiveram como responsável o proprietário do Citrus – coffee and healthy food, Hugo Almeida. “Uma vez que não temos aqui o mercado diário, que é uma das principais atrações para os turistas e clientes, e como ainda não existe uma previsão do mercado voltar à Praça da Fruta, tive a ideia de dar alguma vida a este espaço emblemático da cidade”, explicou, adiantando que a iniciativa “não está a decorrer como era esperado”.

Apesar de aos poucos notar que “o movimento está a aumentar”, o proprietário do Citrus sublinhou que ainda está longe daquilo que era esperado, nem o que era necessário para retomar a atividade económica. Por isso, “esperemos que agora com o bom tempo, as pessoas ganhem o hábito de vir à esplanada depois do trabalho”.

Neste momento, a esplanada está a funcionar no mesmo horário que o Citrus, das 09h00 às 19h00, mas futuramente poderá surgir a oportunidade de deixar a esplanada aberta até mais tarde. Cada espaço tem apenas 16 lugares, que estarão disponíveis até ao regresso do mercado.

Outro dos espaços que também alinhou na proposta do proprietário do Citrus foi o Café Central, “apesar de saber que isto não resolve a nossa situação, porque são poucas as pessoas que se sentam naquela esplanada”. Para a proprietária de um dos primeiros cafés da cidade, Luísa Pião, “o mercado da fruta faz-nos imensa falta e enquanto não houver novamente a praça, não vamos ter cafés a funcionar”.

Igualmente apontou que “toda a cidade perde se a praça sair daqui”.

Na opinião de Luísa Pião, “o mercado da fruta foi mal pensado desde o início, pois podia ser mais polivalente, de manhã dedicada aos vendedores e à tarde para as esplanadas”.

Além destes dois espaços, também a pastelaria Belmonte possui 16 lugares de esplanada na Praça da Fruta.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1