Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Risco de viver

Francisco Martins da Silva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A par da afirmação óbvia de que ainda se sabe pouco do novo coronavírus, muito cedo passou a ser factor unânime de severo isolamento dos mais velhos a regra dogmática de que se é atreito a infecções fatais depois dos 70 anos de idade.
Francisco Martins da Silva

As estatísticas macabras propaladas diariamente procuram demonstrar que os velhos sucumbem todos à covid-19 quer sejam saudáveis e autónomos quer vegetem em lares. E a morbidez moralista dos noticiários instila na sociedade o impulso vigilante e a autocensura — os maiores de 70 anos têm de ser protegidos deles próprios e dos outros; devem ficar em casa; devem arranjar alguém que lhes deixe as compras no patamar; ver os netos, só a distância, da varanda para o passeio ou, muito mais aconselhável, em videochamada; e devem adiar qualquer consulta médica que não seja acerca da covid-19.

Devem, portanto, aguentar “confinados” que este desvario desinfectante passe. Confinado tem como primeira acepção se precisares de mim, não me incomodes.

O tifo fez três milhões de mortos, desde o final da Primeira Guerra até 1922. Mais ou menos ao mesmo tempo, a gripe espanhola matou outros vinte milhões. A tuberculose matou um bilião, entre 1850 e 1950. De 1896 até 1980, a varíola matou trezentos milhões. O sarampo dizimou seis milhões por ano, até 1963. Mais localizadas, há anualmente três milhões de mortes por paludismo. Em Portugal, a gripe mata todos os anos mais de três mil pessoas.

Os nossos maiores de 70 são sobreviventes e filhos de sobreviventes destas epidemias e das mil e uma vicissitudes da vida. Os nossos maiores de 70 não só dispensam lições de sobrevivência como as podem dar. O seu encolher de ombros e falta de paciência para esta pletora de tudólogos e especialistas em achismo, para tanta “higienização”, para tanta “noção” televisiva, deveria ser visto como sinal tranquilizador de quem já passou por muito mais do que isto e sobreviveu. Deveria ser visto como sinal de que temos a aprender com a sua experiência, em vez de os infantilizar e lhes censurar a urgência de aproveitar o dia.

Para os maiores de 70 é aqui e agora, amanhã logo se vê. Além de que a dignidade e os direitos cívicos não caducam depois dos 70. Quando esta epidemia passar, e antes da próxima, ficará a lembrança da figura triste dos que pensam que ser idoso é mania de que estão livres.

Henrique Barros, epidemiologista, usa a analogia com o VIH, lembrando que a solução não foi deixar de ter relações sexuais, mas passar a tê-las com preservativo. Viver é arriscado, devemos acautelar-nos, mas apenas para não deixar de, enquanto há vida, viver.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1