Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Padre anda de jipe a benzer paroquianos em Óbidos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um padre está a percorrer as quatro paróquias que dirige no concelho de Óbidos para levar a bênção e palavras de conforto aos fiéis, que em tempo de pandemia não podem ir à missa, transportando o Santíssimo Sacramento em cima de um jipe descapotável cedido por um particular e dando a bênção a quem o espera à porta ou janela de casa.
Passagem pelo centro da Amoreira

O padre Marco Leotta pretende chegar a todos os paroquianos, sobretudo os idosos, impedidos, neste período de pandemia, de assistir às celebrações comunitárias, que deixaram de haver por causa da Covid-19.

No passado sábado percorreu as ruas da freguesia de Amoreira, para a bênção com o Santíssimo Sacramento aos habitantes. “Este ato não tem nada de supersticioso. É um momento de oração no qual Nosso Senhor se faz próximo de nós e também uma forma de chegar a tantas pessoas, sobretudo, idosas, muitas delas vivendo sozinhas, privadas, neste período, de assistir às celebrações”, declarou o pároco.

Ao longo do percurso pelas casas de mais de mil habitantes o padre foi acompanhado por viaturas dos bombeiros voluntários de Óbidos, da Proteção Civil e da Junta de Freguesia da Amoreira.

O responsável pelas paróquias de Nossa Senhora de Aboboriz (Amoreira), do Sagrado Coração de Maria (Olho Marinho), de São Sebastião (Sobral da Lagoa) e de Nossa Senhora da Piedade (Vau) tem realizado missas pelo Facebook, mas admitiu que os idosos não tenham acesso, daí, respeitando as normas de segurança, evitando formar ajuntamentos de pessoas, dar a bênção a quem está à janela, no quintal ou à porta de casa. Os fiéis ficaram comovidos e motivados. Alguns deles embelezaram os espaços onde estavam com ramos, flores, imagens, colchas e toalhas penduradas nas janelas ou varandins.

Maria da Conceição confessou sentir “falta de ir à missa”, apontando que era “um momento aproveitado para sair de casa”. “É bom para a aldeia e para os velhotes que estão fechados em casa”, declarou Deolinda Penteado. “Gostei muito, senti-me emocionada. Sou católica. Dantes ia sempre à missa todos os domingos”, indicou Emília Carvalho. “Emociono-me sempre que passam imagens religiosas, quer em maio ou na altura das festas da padroeira”, contou Rosa Horta.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1