Q

Previsão do tempo

26° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
27° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
29° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 22° C

Câmara de Óbidos subsidia restauro de retábulo de Pentecostes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi aprovado por maioria, com dois votos contra e uma abstenção, na última reunião de câmara, que decorreu na passada sexta-feira, um apoio de 2700 euros à Paróquia de Santa Maria Madalena, de A-dos-Negros, para as obras de conservação e restauro do retábulo no interior da Igreja do Espírito Santo, na Sancheira Grande, em Óbidos, que retrata uma cena de Pentecostes.
Obra na Igreja do Espírito Santo, na Sancheira Grande

Os responsáveis pela Paróquia de A-dos-Negros, em conjunto com técnicos municipais, no início deste ano realizaram diligências para que especialistas externos atestassem a necessidade urgente de conservação do retábulo, tendo essas empresas diagnosticado as patologias inerentes ao seu estado e apresentado orçamentos para a sua salvaguarda.

“Os trabalhos vão avançar dentro desta política de salvaguarda do património que Óbidos tem tido ao longo dos últimos anos”, afirma o presidente da Câmara Municipal, dando como exemplo “a recuperação do Santuário do Senhor da Pedra, ou do conjunto urbano de Óbidos, onde se incluem as muralhas, a Porta da Vila, o pórtico da Igreja de Santa Maria, entre muitas outras intervenções”.

Humberto Marques reconhece “a importância que este retábulo tem para a população da Sancheira” e, por isso, “vamos avançar”. “Há muito mais peças para restaurar no concelho e esse é um trabalho que nunca estará acabado e que terá de ser sempre uma prioridade”, conclui o autarca.

Sabe-se através dos registos de inventário da Direcção Geral do Património Cultural que, na segunda metade do século XVIII, existe a reconstrução da Igreja do Espírito Santo, na Sancheira Grande, com a colocação dos azulejos e a execução da tela “Pentecostes”, atribuída a Pedro Alexandrino. As semelhanças entre a azulejaria presente no Santuário do Senhor da Pedra, em Óbidos, e neste templo, indiciam a possibilidade de terem sido executadas pelo mesmo autor, lançando também a possibilidade de a tela ter sido executada por parte do pintor André Gonçalves, responsável pela execução do retábulo principal do Santuário do Senhor Jesus da Pedra.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL), organizadora dos Red Bull Big Wave Awards.

onda

Câmara frigorífica convertida em galeria de arte

O Cadaval vai ser palco do inédito evento “Arte no Frio”, iniciativa de Jaime Rodrigues com a colaboração do Município do Cadaval, que consiste num ciclo de exposições de artesanato inusitadamente montadas no interior de uma câmara frigorífica.

frigorifica