Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C
15° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C
16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 30° C

IRS – Procedimentos, prazos e algumas notas úteis

Clara Roque

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Quando temos de enviar o IRS de 2019? Questão deveras utilizada nesta ocasião! Que procedimentos e prazos relevantes a tratar antes do envio da declaração? Que cuidados devemos ter? São as respostas a estas questões que procuramos esclarecer.
Clara Roque, contabilista certificada

A partir de dia 1 de abril até 30 de junho poderemos submeter as declarações de IRS de todas as categorias no portal da AT.

Explicando que pormenores deve estar atento, sobretudo se é trabalhador independente.

Na generalidade:

21-2-2020 deve ser atualizado o agregado familiar no Portal. Se usa a possibilidade do IRS automático é muito importante cumprir este prazo porque se nasceu um filho, ocorreu um óbito ou divórcio é até esta data que deve alterar o agregado familiar, caso contrário, os dados que irão constar na declaração automática sugerida é baseada na declaração enviada no ano anterior.

26-2-2020 deve validar todas as despesas pendentes no e-fatura. Atenção às despesas de farmácia porque, se a despesa tiver IVA à taxa reduzida (6%) e taxa normal (23%), estas despesas não ficam validadas porque as despesas a 23% só são aceites caso tenham despesa médica. Ou seja, essa fatura fica pendente e só é considerada despesa de saúde caso indique que tem receita médica. Caso nada faça vai perder a dedução de imposto.

Até 15-3-2020 No e-fatura não vão aparecer as rendas de casa, as taxas moderadoras, as propinas e outras despesas escolares e os seguros porque não são faturas, mas recibos.

De 16/3 a 31/3/2020 pode reclamar caso detecte alguma omissão ou desconformidade nas despesas ou no seu cálculo, relativamente aos gastos gerais familiares e às despesas com direito à dedução do IVA pela exigência de fatura.

Até 31/3/2020 pode comunicar a identificação da entidade para doar (consignar) 0,5% do IRS.

Trabalhadores Independentes no regime simplificado, até ao ano de 2018 (25% dos rendimentos de recibos eram consideradas despesas, sem necessidade de comprovação com fatura.)

Contudo, isso muda no IRS de 2019 os contribuintes poderão perder essas deduções, caso não seja efetuada a indicação das faturas no portal e-fatura até 25 de fevereiro, que respeitam à atividade profissional. (muito importante).

Em caso de dúvida, não hesite peça apoio a um contabilista certificado, pois fará toda a diferença.

Clara Roque, contabilista certificada

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Requalificação do Museu José Malhoa vai avançar

A cerimónia protocolar de assinatura do auto de consignação da empreitada de requalificação do Museu José Malhoa, da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Centro, tem lugar no dia 6 de outubro, às 15h, no museu caldense.

malhoa

“Outubro Rosa” sensibiliza para o cancro da mama

A Associação Cadaval Solidário e a Comunidade Francesa no Cadaval, com o apoio da Câmara, realizam a 16 de outubro, a partir das 10h, no Parque dos Lápis, a iniciativa “Outubro Rosa”, um dia de sensibilização ao cancro da mama.

lapis

Exposição coletiva de óleo sobre telas

Dando continuidade ao Ciclo de Exposições de 2022 da Biblioteca Municipal do Cadaval, teve início no dia 3 de outubro a exposição coletiva de óleo sobre telas dos artistas Artur Almeida, Maria Duarte Simão, Maria de Jesus Pato, Milú Vaz Álvaro e Mizé, que resultam das aulas de pintura da professora Isabel Cid.