Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Alguma sátira política e bastante folia no corso carnavalesco das Caldas

Mariana Martinho (texto) Eduardo Vitorino (fotos)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Durante três dias, a Avenida 1º de Maio e a Praça 25 de Abril voltaram a encher-se de cor e muita animação, proporcionada pelos mais de 1200 foliões e pela irreverência dos 20 carros alegóricos, quatro grupos musicais e um grupo de dança. Como já é habitual, o trapalhão e satírico carnaval das Caldas, inspirado na temática de Bordalo Pinheiro, não poupou mordacidade à política nacional e local, apesar deste ano o principal alvo de crítica terem sido “os buracos muito maus na terra dos pirilaus”, passando ainda pela “esquecida lagoa” e a “espera da Linha do Oeste”.

Durante os três dias, sábado à noite, domingo e terça-feira à tarde, milhares de figurantes desfilaram, distribuindo folia misturada com os ritmos brasileiros pela avenida, num espetáculo colorido. Como é habitual, o corso carnavalesco iniciou-se junto à estação e percorreu três vezes a Avenida 1º de Maio e Praça 25 de abril, animando os presentes. No carro alegórico da ACDR Arneirense podia ler-se “Amor vamos passear? Nesta cidade esburacada nem pensar”. Nele vinham a Maria Paciência e o Zé Povinho, que este ano foram encarnados por mãe e filho, Céu Ribeiro e Cláudio Silva. Atrás seguiam os restantes carros alegóricos. Uns satirizando os políticos e o governo português, com frases como ”Com a ministra temida a saúde está desprotegida”, ou então, “Zé Povinho tá doente, precisa ser tratado nos hospitais, não atendem mandem-no ao privado”, e outros com temas mais locais como “nas próximas eleições quando fores votar tens de pensar em alguém que os buracos mande tapar”, ou então, “Haja paciência, o povo paga, paga, paga mas às Caldas não chega nada”. Outra das figuras bem conhecidas num dos carros alegóricos foi o cabeçudo que parecia mesmo o antigo treinador do Sporting Clube de Portugal, Jorge Jesus, acompanhado de alguns recados como “Aladino e a sua lamparina fizeram uma história mágica. Ó génio Jorge Jesus vê se nos ajuda nesta comédia trágica”. Também não faltaram temas relacionados com os famosos super heróis, a vespa asiática, o caso de Tancos e ainda com a reciclagem “por um mundo mais verde”. Presente no desfile esteve o presidente da Câmara Municipal, Tinta Ferreira, que mostrou-se “muito satisfeito com o trabalho apresentado pelas coletividades”, apesar de que no próximo ano “vamos tentar valorizar um pouco mais os carros alegóricos”. “Acho que podemos melhorar dando mais assistência técnica e materiais às coletividades”, explicou o autarca. Relativamente às temáticas, nomeadamente locais, como a Lagoa de Óbidos e a Linha do Oeste, Tinta Ferreira sublinhou que é “algo que subscrevo inteiramente”. No que diz respeito às dragagens da lagoa, o edil disse que “é prometido há vários anos, mas que nada acontece”. Já sobre a Linha do Oeste, Tinta Ferreira frisou em tom de brincadeira que “não só é a mais lenta do país como o comboio que temos é ligeiramente mais rápido do que no tempo do rei D.Carlos. Portanto não é aceitável essa realidade na ligação das Caldas à capital”. Também houve “algumas brincadeiras a propósito do estado das obras, que estamos a fazer ao nível da reabilitação urbana”, aceitou o autarca. Este ano e à semelhança do ano passado, o valor monetário atribuído ao Carnaval das Caldas rondou um “pouco mais de 90 mil euros”, mas no próximo ano “podemos aumentar com o objetivo de melhorar um pouco mais a qualidade”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe