Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
Apresentação do livro da Associação Meninos do Mundo

Jovens contaram a sua experiência no voluntariado internacional

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O livro “Voluntariado Internacional”, que contém cinquenta e três testemunhos de experiências de voluntariado internacional no Brasil, Índia, Sri Lanka, Senegal, Etiópia, Nepal, China e Quénia, foi apresentado na passada sexta-feira no auditório da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha. Além da obra, que pertence à Associação Meninos do Mundo, a sessão contou com o testemunho de dois jovens voluntários da associação na Guiné Bissau e em São Tomé e Príncipe.
Teresa Fernandes, Cármen Gonçalves e Carlos Xavier

A obra, que está dividida em seis capítulos, conta com os testemunhos de diversos voluntários, que “procuraram retratar a sua experiência e explicar o que cada um aprendeu efetivamente com ela”, explicou Cármen Gonçalves, que também faz parte da direção dos Meninos do Mundo. Segundo a responsável, “esta associação tem como objetivo promover a defesa dos direitos, liberdades e garantias das crianças, em qualquer parte do mundo”, através da implementação de projetos e iniciativas de cariz social, especialmente em países em vias de desenvolvimento. Nesse sentido, “procuramos deixar as sementes nas crianças e nas comunidades envolventes, de modo a que eles continuem quando nós vamos embora”. Foi o caso da proposta de alteração da Lei de Proteção à Infância, em São Tomé e Príncipe, de modo “a que as crianças de alguma maneira tenham oportunidade de fazer queixa e ter continuidade”, e ainda a implementação de projeto piloto na escola em São Tomé e Príncipe para trabalhar as necessidades educativas especiais das crianças. Além destes projetos, a associação pretende este ano criar um centro de acolhimento na Guiné-Bissau. De acordo com Cármen Goncalves, fazer voluntariado é “muito importante mas fazer só por fazer não é solidariedade, é caridade”, nesse sentido, “devemos sempre pensar naquilo que sou efetivamente útil e o que posso fazer pelo outro”.

“O voluntariado é uma experiência única”

Um dos testemunhos é da jovem voluntária, Teresa Fernandes, que atualmente tem 19 anos, mas quando foi pela primeira vez, em missão de voluntariado internacional, tinha apenas 16 anos. “Fiz praticamente toda a minha adolescência fora de Portugal, primeiro em São Tomé e Príncipe, e depois em Guiné Bissau”, referiu a jovem, adiantando que “essas experiências foram tão marcantes para mim”. Na primeira missão, em São Tomé e Príncipe, Teresa Fernandes teve diversas tarefas, entre elas, ajudar a sensibilizar as crianças para os seus direitos e deveres. “Muito surpreendentemente elas não sabiam, nem faziam a ideia que os tinham”, contou a voluntária. Para Teresa Fernandes, “o voluntariado é uma experiência única, em que cada um vive de maneira diferente. No meu caso fez-me perceber que aquela realidade que vivia não era a toda a gente, existindo cenários bem piores, como o facto de crianças terem de andar quilómetros para conseguir água ou acesso à medicação”. Outra experiência em que teve oportunidade de participar foi na Guiné Bissau, onde contactou com raparigas vítimas de casamentos precoces. “Com uma equipa especializada procurávamos trabalhar a autoestima dessas crianças, que tinham pouca autoestima e ultrapassar essa história traumatizante”, explicou a jovem, adiantando que “ser-se voluntário não é só estar no campo. É também saber o poder da diferença e comprometermo-nos com nós mesmos a fazer o nosso próprio papel”. Essa experiência fez Teresa Fernandes “ser uma pessoa diferente e aquilo que sou hoje”. Ao contrário da jovem Teresa, Carlos Xavier, de 22 anos, começou a experiência do voluntariado internacional um pouco mais tarde, com 18 anos. “Fui sem perspetivas e com uma ideia errada”, confessou o jovem, adiantando que o que mais o marcou foi a “falta de carinho e de estrutura familiar que aquelas crianças têm e que nós por vezes não damos valor”. Primeiramente esteve em São Tomé e Príncipe com outros voluntários para ajudar a construir a primeira biblioteca numa escola pública e no verão do ano passado decidiu ir dois meses fazer voluntariado numa associação, que trabalhava com os refugiados, na Grécia. “Ambas as experiências ajudaram-me a perceber que nós somos uns sortudos, por ter família e educação, e ter tudo o que temos direito no nosso dia-a-dia”, sublinhou o jovem, adiantando que “hoje sinto-me uma pessoa diferente, mais crescida e com outros valores”. A iniciativa foi organizada por uma aluna da turma de primeiro ano de Gestão de Turismo da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), que também faz parte da associação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1