Em causa está a concessão de licença à Mina de Ribeiro Seco, atualmente em processo de consulta pública para aprovação de uma área total de exploração de 67,6 hectares, atravessados pela autoestrada. O pedido de licenciamento foi feito visando a exploração de minerais para a “produção de quartzo e caulino para abastecimento das indústrias cerâmica, vidreira e de construção civil”, de acordo com os documentos em consulta pública até ao dia 13 de dezembro. No seu entender da Quercus, é “inaceitável a eventual concessão de exploração” da mina, que “irá expor os condutores que circulam na A8 (troço Valado dos Frades – Pataias) ao perigo de abatimento do piso da autoestrada”. A associação considera também “inaceitável” o facto de a mina estar localizada sob o Sistema Aquífero Caldas da Rainha – Nazaré, o que levanta “um risco grave de eventuais contaminações deste lençol freático” que ficará “completamente exposto a derrames, com perigo de contaminação de uma reserva de água onde existem pelo menos duas captações de água para consumo humano a menos de 1.500 metros de distância”.
Mina pode colocar A8 em risco
20 de Novembro, 2019
A Quercus alertou para o perigo de acidentes ou abatimento do piso da A8 se for licenciada uma mina, em consulta pública mas já parcialmente explorada, na fronteira entre os concelhos de Alcobaça e Nazaré.
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Unidade Local de Saúde do Oeste com 57 vagas para médicos
Foi publicado em Diário da República o número de 57 vagas para recrutamento de médicos recém-especialistas para a área hospitalar, para a área dos cuidados de saúde primários e para a área de saúde pública, na Unidade Local de Saúde do Oeste.
Homem esfaqueado em festa
Uma festa na associação da Lagoa Parceira, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma zaragata em que um homem foi esfaqueado no pescoço, na madrugada do passado dia 20.
Ana Bacalhau cantou a liberdade no CCC
“A Liberdade está a passar por aqui” foi o concerto que Ana Bacalhau levou na véspera de 25 de abril ao Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
0 Comentários