Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Terrorista basco que esteve em Óbidos condenado a dez anos de prisão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ex-chefe militar da organização terrorista basca ETA, Mikel Sarobe, foi condenado a dez anos de prisão pela justiça espanhola, depois de confessar que em 2010 coordenou uma importante operação em Óbidos, para onde transferiu de França dezenas de armas, granadas, munições e matrículas falsas.

O arsenal foi escondido numa viatura alugada em França e destinava-se a reforçar a base operacional que a ETA tinha numa vivenda em Casal da Avarela, em Óbidos. O objetivo dos separatistas era guardar o material naquela habitação, longe do olhar das autoridades, para mais tarde ser usado em atentados em Espanha.

A viatura acabou por ser interceptada pela Guarda Civil a 9 de Janeiro de 2010 em Samora, cidade espanhola a 55 quilómetros de Miranda do Douro, tendo o etarra conhecido como “Ata” sido detido alguns meses depois, em maio, num apartamento em Bayona (França).

A ETA foi fundada em 1959, durante a ditadura de Francisco Franco, e fez uma série de atentados em Espanha e em França em nome da independência do País Basco espanhol e francês, assim como da região espanhola de Navarra. A organização terrorista renunciou à violência em 2011 e entregou em 2017 o que assegurou serem as suas últimas armas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1

Óbidos Cycling Team na 46ª Ronde de L’Isard

França é o próximo destino internacional da Óbidos Cycling Team. A equipa da Região Oeste prepara-se para enfrentar a Ronde de L’Isard. A 46ª edição da prova por etapas francesa vai disputar-se entre 1 e 5 de maio, com um pelotão de 22 equipas.

cycling