Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
17° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Terrorista basco que esteve em Óbidos condenado a dez anos de prisão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ex-chefe militar da organização terrorista basca ETA, Mikel Sarobe, foi condenado a dez anos de prisão pela justiça espanhola, depois de confessar que em 2010 coordenou uma importante operação em Óbidos, para onde transferiu de França dezenas de armas, granadas, munições e matrículas falsas.

O arsenal foi escondido numa viatura alugada em França e destinava-se a reforçar a base operacional que a ETA tinha numa vivenda em Casal da Avarela, em Óbidos. O objetivo dos separatistas era guardar o material naquela habitação, longe do olhar das autoridades, para mais tarde ser usado em atentados em Espanha.

A viatura acabou por ser interceptada pela Guarda Civil a 9 de Janeiro de 2010 em Samora, cidade espanhola a 55 quilómetros de Miranda do Douro, tendo o etarra conhecido como “Ata” sido detido alguns meses depois, em maio, num apartamento em Bayona (França).

A ETA foi fundada em 1959, durante a ditadura de Francisco Franco, e fez uma série de atentados em Espanha e em França em nome da independência do País Basco espanhol e francês, assim como da região espanhola de Navarra. A organização terrorista renunciou à violência em 2011 e entregou em 2017 o que assegurou serem as suas últimas armas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ministra da Modernização veio acompanhar criação de região inteligente

A Comunidade Intermunicipal do Oeste recebeu na sua sede, nas Caldas da Rainha, no passado dia 20, a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes. No centro das atenções esteve o Projeto Oeste Smart Region, num encontro que assinala mais um passo na jornada da região Oeste rumo à transição digital.

ministra

Estrangeiro com mandado de extradição detido nas Caldas

Um estrangeiro de 35 anos sobre quem pendia um pedido de extradição de Portugal por um estado membro da União Europeia foi detetado nas Caldas da Rainha no passado dia 19 após ter sido interveniente num acidente de viação, onde acusou álcool no sangue.

policia