Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Cabeça de lista do BE apanhou comboio nas Caldas para destacar importância da sua requalificação

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Destacar a importância vital que a requalificação e eletrificação da linha do Oeste tem para o futuro da região”, foi o objetivo do cabeça de lista do Bloco pelo distrito de Leiria, Ricardo Vicente, que na segunda-feira apanhou o comboio na estação das Caldas para Leiria.
Uma das propostas dos candidatos do BE pelo distrito de Leiria é a Linha do Oeste ser integralmente eletrificada e requalificada

O candidato, acompanhado pelo deputado bloquista, Heitor Sousa, e outros elementos do partido, apanharam o comboio das 14h30, que chegou a Leiria uma hora depois. Ricardo Vicente, que falou com a imprensa na estação das Caldas, defende que a atual Linha do Oeste deve “ser integralmente eletrificada e requalificada, com duplicação da via em alguns troços para permitir o aumento da oferta entre Óbidos-Caldas da Rainha e Valado de Frades-Marinha Grande-Leiria e ser estendida para norte, a partir da Figueira da Foz, para ligação à Linha do Norte em Aveiro”. Segundo o cabeça de lista do BE por Leiria, chegou a hora de fazer uma escolha estratégica fundamental: apostar no “transporte mais amigo do planeta – o transporte ferroviário”. Para a região Oeste e distrito de Leiria, avança com várias propostas que, quando se concretizarem, “irão trazer grandes mudanças na mobilidade das pessoas e das mercadorias”. O BE defende ainda a “construção de uma nova linha ferroviária do Norte, ligando Lisboa-Porto em duas horas, aproveitada para inscrever a cidade e a região de Leiria no diagrama da nova linha, através de uma nova estação ferroviária”. Os bloquistas querem também uma nova linha ao longo do ”Arco Regional Oeste/Vale do Tejo, ligando em comboio Peniche-Caldas da Rainha (Linha do Oeste)-Rio Maior-Santarém (Linha do Norte)”. Ricardo Vicente recordou que a proposta de Plano Ferroviário Nacional (PFN) que o BE já levou a plenário da Assembleia da República foi rejeitada pelos votos da direita e do PS e com a abstenção do PCP e do PEV. Assenta “num grande programa de investimentos públicos ao longo das próximas duas décadas (2020-2040)”. O projeto garante, entre outras medidas, a “eletrificação de toda a rede e a sua gestão integrada com recurso a sistemas eletrónicos automatizados de sinalização, controlo e gestão de tráfego e a ligação por transporte ferroviário a todas as capitais regionais ou distritais”. “No final do PFN, 40% de todos os passageiros ou de todas as mercadorias transportadas em território nacional deverá ser por modo ferroviário”, sublinhou o cabeça de lista do BE por Leiria. O candidato número 1 na lista de Leiria adiantou “a necessidade de transformar o Instituto Politécnico de Leiria em universidade de forma a que possa ser reconhecido a nível internacional” e referiu que também encontraram necessidades de apoio às frotas pesqueiras na Nazaré e Peniche. Ricardo Vicente disse à imprensa que a campanha eleitoral no distrito de Leiria está a “correr bem e em todos os concelhos do distrito temos encontrado apoio das pessoas”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

14º Torneio da Liberdade em tiro com arco

O Parque Desportivo do Campo acolheu o 14º Torneio da Liberdade, numa organização do Arco Clube das Caldas (ACC), no passado dia 21, no âmbito das comemorações do 25 de abril. Foi também a 3ª prova do Campeonato Nacional de Campo da Federação Portuguesa de Tiro com Arco.

arco

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1