Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Aproximar os eleitores dos decisores

Raul Castro, cabeça de lista do PS pelo distrito de Leiria às eleições legislativas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Posso dizer que conto já com um longo percurso na administração local. São quase duas décadas de experiência autárquica neste distrito, a lidar com as necessidades e expectativas de quem vive no chamado País real. Primeiro enquanto presidente da Câmara Municipal da Batalha, entre 1990 e 1997, e depois à frente da Câmara Municipal de Leiria, ao longo de uma década (2009 a 2019), naqueles que foram os anos mais desafiantes da minha carreira política, perante a missão de recuperar financeiramente uma autarquia profundamente endividada pelo anterior executivo do PSD e ainda assim garantir um futuro para o concelho.

Após conseguirmos uma redução da dívida em 77,7%, de 108,6 milhões de euros, em 2009, para 24,4 milhões de euros, em 2019, hoje Leiria é um exemplo de boa gestão, sendo o 4.º município do país com maior equilíbrio financeiro. A taxa de desemprego situa-se em mínimos históricos de 3,2%, e a dinâmica cultural única da cidade, com mais de 600 eventos anuais, fruto da forte colaboração da autarquia com o associativismo, que culminou na candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027. Porém, perante a riqueza cultural do Distrito caracterizado não faria sentido que esta candidatura ficasse circunscrita ao concelho, e foi com a mesma ótica colaborativa de desenvolvimento regional, que foram convidados 25 municípios a juntarem-se ao projeto, sob o nome Rede Cultura 2027.

Enquanto presidente da CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (2013 a 2019), que congrega 10 dos 16 concelhos do distrito, pude constatar que a diversidade do território acarreta também várias assimetrias, sobretudo entre os concelhos situados na zona mais interior face aos concelhos do litoral. Contudo, é sempre possível encontrar soluções, fazendo por conhecer as dinâmicas económicas, sociais e culturais dos territórios. É este conhecimento do Portugal real que falta aos decisores nacionais para potenciar o crescimento do País e reduzir o fosso entre os grandes centros urbanos e as restantes regiões. É essencial promover uma aproximação entre o Governo central com as populações, através de uma colaboração efetiva entre o poder local, com o associativismo e com as empresas, numa espécie de “cooperação ordenada”.

Os bons resultados da gestão do município de Leiria não os consegui sozinho, ninguém conseguiria. São fruto do diálogo constante com as forças vivas do concelho, com a auscultação dos seus anseios e com a procura conjunta de soluções capazes de defender os interesses da população. Foi também esta dinâmica colaborativa e de aproximação às populações que contribuiu para que, há dias, o secretário-geral do PS António Costa anunciasse em Leiria que o Governo já está a trabalhar para garantir que a Base Aérea de Monte Real possa ser aberta ao tráfego civil para servir o Distrito de Leiria e a zona centro do País, e que a requalificação da Linha do Oeste entre as Caldas da Rainha e a Figueira da Foz é uma prioridade para o próximo mandato.

Através da cooperação próxima entre os decisores do Governo e a população, com o debate de ideias com quem melhor conhece a realidade de cada região e melhor representante os interesses das suas gentes, acredito que poderemos operar uma nova revolução por um Portugal próspero e com menos desigualdades.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1