Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Candidata da CDU visita as Berlengas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Coligação Democrática Unitária realizou, na passada quinta-feira, 22 de agosto, uma viagem ao Arquipélago das Berlengas na embarcação Odisseia Viva, um operador turístico-marítimo que, apostando na inovação, tem como um dos seus princípios o respeito e a preservação da Reserva Natural da Berlenga.
Autarcas a bordo “Odisseia Viva”

A delegação da CDU integrou Heloísa Apolónia, 1ª candidata da CDU no Distrito de Leiria, Sérgio Leandro, Mandatário Distrital da CDU, Ângelo Alves, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e Sónia Colaço, membro da Comissão Executiva do PEV, entre outros dirigentes e ativistas da CDU.

Heloísa Apolónia, viajou pela primeira vez até à Ilha das Berlengas, com esta viagem pretendeu chamar a atenção para várias questões relacionadas com o necessário equilíbrio entre a preservação do meio ambiente, nomeadamente a Reserva Natural das Berlengas e com a limitação da presença humana. A candidata mostrou-se também preocupada com o desenvolvimento de atividades económicas na área do turismo e atividades lúdicas, que se bem dimensionadas, concebidas e fiscalizadas podem potenciar a consciência ambiental, desenvolver a economia local e valorizar as próprias reservas naturais, garantir rendimentos aos atuais operadores turístico-marítimos e potenciar o desenvolvimento do turismo regional, integrando-o com outras áreas, como os desportos aquáticos, eco-turismo, turismo cultural, etnográfico, patrimonial e histórico, entre outras.

A política ambiental da CDU não coloca o meio ambiente em confronto com o ser humano. Pelo contrário, como o comprovaram mais de uma década de políticas da CDU na autarquia de Peniche (que foram determinantes para a classificação do arquipélago das Berlengas como património da Biosfera da UNESCO), a CDU considera que o Homem deve estar ligado à natureza, deve conhecer e usufruir das riquezas e belezas naturais, para que dessa forma possa estar mais sensibilizado e mais no centro das políticas de preservação da natureza, como afirmou, “Nós verdes e CDU temos consciência que, os espaços naturais não são para ser planetas distantes das pessoas, tem que haver uma interação das pessoas com estes espaços naturais.”, no entanto, “É normal que haja uma capacidade de carga que deve ser calculava e adotada”.

Nesse Sentido Heloísa Apolónia apontou algumas propostas e medidas para a preservação da Reserva daBerlenga e para o desenvolvimento do turismo no Concelho de Peniche e no Distrito de Leiria, como o respeito constante pelo equilíbrio ante a presença do homem, o desenvolvimento económico e a conservação da natureza.

A CDU defende também o entendimento do património natural, cultural e histórico como catalisador do desenvolvimento económico e social.

A criação de condições e o apoio a projetos inovadores (como é exemplo a embarcação Odisseia Viva) que valorizem o território protegido, contribuam para a formação da consciência ambiental, é outra proposta revelada pela candidata.

A CDU pretende ainda a unificação processual dos processos de licenciamento e autorização de atividades económicas, turísticas e lúdicas na Reserva Natural das Berlengas e ao largo da reserva, terminando com as burocracias, compartimentações, e mesmo contradições.

O partido defende também o desenvolvimento de roteiros turísticos integrados de carácter regional em meio natural, interligando-os com o turismo cultural, patrimonial, etnográfico, histórico e gastronómico.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1

Óbidos Cycling Team na 46ª Ronde de L’Isard

França é o próximo destino internacional da Óbidos Cycling Team. A equipa da Região Oeste prepara-se para enfrentar a Ronde de L’Isard. A 46ª edição da prova por etapas francesa vai disputar-se entre 1 e 5 de maio, com um pelotão de 22 equipas.

cycling