Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 25° C
17° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 26° C
17° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 28° C

Candidata da CDU visita as Berlengas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Coligação Democrática Unitária realizou, na passada quinta-feira, 22 de agosto, uma viagem ao Arquipélago das Berlengas na embarcação Odisseia Viva, um operador turístico-marítimo que, apostando na inovação, tem como um dos seus princípios o respeito e a preservação da Reserva Natural da Berlenga.
Autarcas a bordo “Odisseia Viva”

A delegação da CDU integrou Heloísa Apolónia, 1ª candidata da CDU no Distrito de Leiria, Sérgio Leandro, Mandatário Distrital da CDU, Ângelo Alves, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e Sónia Colaço, membro da Comissão Executiva do PEV, entre outros dirigentes e ativistas da CDU.

Heloísa Apolónia, viajou pela primeira vez até à Ilha das Berlengas, com esta viagem pretendeu chamar a atenção para várias questões relacionadas com o necessário equilíbrio entre a preservação do meio ambiente, nomeadamente a Reserva Natural das Berlengas e com a limitação da presença humana. A candidata mostrou-se também preocupada com o desenvolvimento de atividades económicas na área do turismo e atividades lúdicas, que se bem dimensionadas, concebidas e fiscalizadas podem potenciar a consciência ambiental, desenvolver a economia local e valorizar as próprias reservas naturais, garantir rendimentos aos atuais operadores turístico-marítimos e potenciar o desenvolvimento do turismo regional, integrando-o com outras áreas, como os desportos aquáticos, eco-turismo, turismo cultural, etnográfico, patrimonial e histórico, entre outras.

A política ambiental da CDU não coloca o meio ambiente em confronto com o ser humano. Pelo contrário, como o comprovaram mais de uma década de políticas da CDU na autarquia de Peniche (que foram determinantes para a classificação do arquipélago das Berlengas como património da Biosfera da UNESCO), a CDU considera que o Homem deve estar ligado à natureza, deve conhecer e usufruir das riquezas e belezas naturais, para que dessa forma possa estar mais sensibilizado e mais no centro das políticas de preservação da natureza, como afirmou, “Nós verdes e CDU temos consciência que, os espaços naturais não são para ser planetas distantes das pessoas, tem que haver uma interação das pessoas com estes espaços naturais.”, no entanto, “É normal que haja uma capacidade de carga que deve ser calculava e adotada”.

Nesse Sentido Heloísa Apolónia apontou algumas propostas e medidas para a preservação da Reserva daBerlenga e para o desenvolvimento do turismo no Concelho de Peniche e no Distrito de Leiria, como o respeito constante pelo equilíbrio ante a presença do homem, o desenvolvimento económico e a conservação da natureza.

A CDU defende também o entendimento do património natural, cultural e histórico como catalisador do desenvolvimento económico e social.

A criação de condições e o apoio a projetos inovadores (como é exemplo a embarcação Odisseia Viva) que valorizem o território protegido, contribuam para a formação da consciência ambiental, é outra proposta revelada pela candidata.

A CDU pretende ainda a unificação processual dos processos de licenciamento e autorização de atividades económicas, turísticas e lúdicas na Reserva Natural das Berlengas e ao largo da reserva, terminando com as burocracias, compartimentações, e mesmo contradições.

O partido defende também o desenvolvimento de roteiros turísticos integrados de carácter regional em meio natural, interligando-os com o turismo cultural, patrimonial, etnográfico, histórico e gastronómico.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ciclista de equipa de Ribafria ganha título nacional

Decorreram no passado fim-de-semana, em A-do-Barbas, no concelho de Leiria, os campeonatos nacionais de contrarrelógio individual e fundo master´s. Em competição estiveram cerca de 300 atletas nas nove categorias, nas quais foram atribuídas as respetivas camisolas de campeão nacional.

ribafria 1

Patinagem artística da Casa do Benfica em 3º lugar em torneio distrital

A Secção de Patinagem Artística da Casa do Benfica de Caldas da Rainha esteve presente no passado fim de semana no Torneio Mix – Great, organizado pela Associação de Patinagem de Leiria com a colaboração do clube Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades.

benfica

“Dia do Xadrez” no La Vie

No dia 25 de junho realizou-se no Centro Comercial La Vie, nas Caldas da Rainha, o "Dia do Xadrez", com aulas abertas de xadrez, a primeira apresentação pública do livro "Ensinamentos de Xadrez", de José Cavadas e Torneio Aberto de Xadrez La Vie, ganho por Paul Avramescu (Associação Peão Cavalgante/Arneirense).

xadrez 1