Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
20° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 23° C
20° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 24° C

Antigos estudantes da Escola D. João II ajudam alunos do 9º ano

Marlene Sousa
13 de Junho, 2019
A Apeadj – Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento D. João II levou a efeito durante a tarde do passado dia 4 a iniciativa “Diferentes percursos para o sucesso”, onde quatro ex-alunos da escola falaram do seu trajeto académico e profissional.
Sofia Cardoso, João Pedro Machado, Sara Faria, Tânia Galeão, Emanuel Minêz, Pedro Felner e Fernanda Barahona

Pedro Felner, professor do ensino superior e treinador de ténis, João Machado, médico veterinário, Sara Faria, arquiteta, e Emanuel Minês, barman e empresário, foram os convidados. São pessoas com profissões de sucesso, mas em primeiro lugar transmitiram aos alunos do 9º ano que o mais importante é “escolherem uma profissão de que gostam”. “Espero que saiam daqui fortificados para poderem ter sucesso e serem felizes”, foi a principal mensagem dos intervenientes.

Pedro Felner é licenciado em Educação Física e Desporto e professor especialista na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. É o responsável pela Felner Tennis Academy e é proprietário de uma empresa na área do turismo. Confessou aos alunos que antes de entrar para a faculdade nunca foi um aluno brilhante. “Queria ser dentista como a minha mãe até perceber que gostava era de desporto”, contou. Aconselhou os alunos a aproveitarem qualquer oportunidade que tenham para “descobrirem a sua vocação”. Não fiquem parados a olhar para o telemóvel, façam desporto, teatro, música, voluntariado, para poderem descobrir a vossa vocação”, disse o empresário aos estudantes.

Já a arquiteta Sara Faria sempre soube que gostava de artes, mas para fazer a vontade aos pais tirou o Curso de Ciências e Tecnologias. Acabou por seguir o seu sonho e hoje é decoradora de interiores e criou a sua própria empresa de remodelação de móveis antigos. “O importante é mantermo-nos felizes em tudo o que fazemos”, concluiu.

João Machado sempre quis ser médico mas como não entrou em medicina seguiu a carreira militar e formou-se em medicina veterinária. Com uma vida estável como veterinário decidiu voltar a estudar para seguir o seu sonho e ser médico. Está neste momento a terminar o curso de medicina, aconselhando os alunos a não abdicarem dos seus objetivos e sonhos “apesar dos obstáculos que possam surgir”. Dando o seu exemplo de opção, rematou: “Escolham aquilo de que mais gostam”.

Emanuel Minêz, um dos responsáveis por um dos melhores bares do mundo, Red Frog, que fica junto à Avenida da Liberdade, em Lisboa,e proprietário do Cais da Praia na Foz do Arelho, desde cedo que trabalha em bares. Foi aí que descobriu a sua verdadeira vocação. Terminou o curso de Restauração e Catering com 30 anos. Foi um dos criadores do Lisbon Bar Show, maior feira de coquetelaria e bebidas espirituosas de Portugal- e o único evento deste género destinado principalmente a profissionais do setor. Abriu em Lisboa outro bar – Monkey Mash.

Como profissional do mundo das bebidas, Emanuel Minêz aconselhou os alunos a participarem no máximo de experiências, para verem o que realmente gostam. Também falou da necessidade de inovar e criar coisas diferentes e únicas.

Coube a Tânia Galeão e Sofia Cardoso, da Apeadj, concluírem a sessão, esperando que os jovens saiam mais motivados para o futuro porque muitos “estão numa fase de indecisão sobre o querem seguir em termos académicos”. Para estas responsáveis é importante que os alunos aproveitem bem “as oportunidades que a escola lhes dá e lutarem por aquilo que querem”.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Deputados interrogam ministra sobre carências nas extensões de saúde

Os deputados do PSD na Assembleia da República Hugo Oliveira, Margarida Balseiro Lopes, Pedro Roque, Olga Silvestre e João Marques denunciaram “graves carências de funcionamento” das extensões de saúde de Santa Catarina, Rostos e A-dos-Francos, no concelho das Caldas da Rainha, tendo questionado a ministra da tutela sobre diversas situações.

deputados

Condução perigosa na A8 entre Tornada e Caldas

A zona da A8 entre Tornada e Caldas da Rainha está referenciada pelo Destacamento de Trânsito (DT) de Leiria da GNR como palco de condução perigosa, tendo levado à detenção de alguns condutores ao longo do último mês.

corridas