Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Antigos estudantes da Escola D. João II ajudam alunos do 9º ano

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Apeadj – Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento D. João II levou a efeito durante a tarde do passado dia 4 a iniciativa “Diferentes percursos para o sucesso”, onde quatro ex-alunos da escola falaram do seu trajeto académico e profissional.
Sofia Cardoso, João Pedro Machado, Sara Faria, Tânia Galeão, Emanuel Minêz, Pedro Felner e Fernanda Barahona

Pedro Felner, professor do ensino superior e treinador de ténis, João Machado, médico veterinário, Sara Faria, arquiteta, e Emanuel Minês, barman e empresário, foram os convidados. São pessoas com profissões de sucesso, mas em primeiro lugar transmitiram aos alunos do 9º ano que o mais importante é “escolherem uma profissão de que gostam”. “Espero que saiam daqui fortificados para poderem ter sucesso e serem felizes”, foi a principal mensagem dos intervenientes.

Pedro Felner é licenciado em Educação Física e Desporto e professor especialista na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. É o responsável pela Felner Tennis Academy e é proprietário de uma empresa na área do turismo. Confessou aos alunos que antes de entrar para a faculdade nunca foi um aluno brilhante. “Queria ser dentista como a minha mãe até perceber que gostava era de desporto”, contou. Aconselhou os alunos a aproveitarem qualquer oportunidade que tenham para “descobrirem a sua vocação”. Não fiquem parados a olhar para o telemóvel, façam desporto, teatro, música, voluntariado, para poderem descobrir a vossa vocação”, disse o empresário aos estudantes.

Já a arquiteta Sara Faria sempre soube que gostava de artes, mas para fazer a vontade aos pais tirou o Curso de Ciências e Tecnologias. Acabou por seguir o seu sonho e hoje é decoradora de interiores e criou a sua própria empresa de remodelação de móveis antigos. “O importante é mantermo-nos felizes em tudo o que fazemos”, concluiu.

João Machado sempre quis ser médico mas como não entrou em medicina seguiu a carreira militar e formou-se em medicina veterinária. Com uma vida estável como veterinário decidiu voltar a estudar para seguir o seu sonho e ser médico. Está neste momento a terminar o curso de medicina, aconselhando os alunos a não abdicarem dos seus objetivos e sonhos “apesar dos obstáculos que possam surgir”. Dando o seu exemplo de opção, rematou: “Escolham aquilo de que mais gostam”.

Emanuel Minêz, um dos responsáveis por um dos melhores bares do mundo, Red Frog, que fica junto à Avenida da Liberdade, em Lisboa,e proprietário do Cais da Praia na Foz do Arelho, desde cedo que trabalha em bares. Foi aí que descobriu a sua verdadeira vocação. Terminou o curso de Restauração e Catering com 30 anos. Foi um dos criadores do Lisbon Bar Show, maior feira de coquetelaria e bebidas espirituosas de Portugal- e o único evento deste género destinado principalmente a profissionais do setor. Abriu em Lisboa outro bar – Monkey Mash.

Como profissional do mundo das bebidas, Emanuel Minêz aconselhou os alunos a participarem no máximo de experiências, para verem o que realmente gostam. Também falou da necessidade de inovar e criar coisas diferentes e únicas.

Coube a Tânia Galeão e Sofia Cardoso, da Apeadj, concluírem a sessão, esperando que os jovens saiam mais motivados para o futuro porque muitos “estão numa fase de indecisão sobre o querem seguir em termos académicos”. Para estas responsáveis é importante que os alunos aproveitem bem “as oportunidades que a escola lhes dá e lutarem por aquilo que querem”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe